P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
15 de março de 2012
Voltar

Métodos construtivos tradicionais ainda são predominantes

 

Os internautas da GC têm uma opinião clara sobre sistemas construtivos no Brasil. Para 56% deles, o sistema tradicional, por alvenaria, ainda impera. Um misto de pré-fabricado de concreto e aço é a segunda opção mais usada, na opinião de quem participou da pesquisa da GC. Para praticamente um quarto dos entrevistados, essa é a modalidade mais disseminada. O pré-fabricado em concreto aparece como terceira opção (15%) e o pré-fabricado em aço fecha o ciclo (4% dos entrevistados o apontam como o mais disseminado).

Os internautas também apontaram o que limita o uso de novos métodos construtivos. Pela ordem seriam: Cultura construtiva brasileira, Maior necessidade de planejamento no caso de novos métodos construtivos, custo maior dos novos métodos e falta de iniciativa na área de projetos.

 

 

Veja o que os nossos leitores disseram sobre o uso de sistemas construtivos:

Alan Carvalho
No momento, o pré-fabricado em concreto se adequa mais, pois nao se tem apoio técnico e pessoas preparadas para os outros.

Clovis Chiezzi Seriacopi Ferreira
São muitos os métodos construtivos adequados às realidades brasileiras e poucos os que não se aplicam, muito embora venham sendo empregados sem o devido critério e com superficial planejamento.

Alvide Moreira
Preferência pelo tradicional fora dos grandes centro urbanos e por pré-moldados em aço e concreto nos grandes centro urbanos.

Carlos A. Batistela
Como o desperdício na construção brasileira está em torno de 30%, acho necessário um melhor trabalho na divulgação da construção seca.

Carina
A construção seca, com placas cimentícias, ou paredes pré-moldadas, seja no sistema de alvenaria convencional (tipo Jet Casa) ou mesmo no sistema de paredes de concreto.

Luiz roberto K. Nogueira
Sistemas construtivos abertos, notadamente os de pré-moldados em concreto e os mistos em pré-moldados e aço, pois oferecem maiores possibilidades em soluções construtivas com materiais conhecidos do consumidor.

Luiz Hollanda Junior
Acho as estruturas metálicas uma grande inovação em materias de prazo e qualidade de obras.

Augusto Boccia
Estruturas pré-fabricadas em aço com soluções de isolação térmica, ventilação e iluminação natural, predominantes.

Alexandro Magno Coutinho Góes
Sistemas construtivos que tenham uma ótima qualidade após a sua conclusão, agilidade, compromisso, segurança e custo final.

Alexandre Luiz Vasconcellos
Sistema híbrido, utilizando na mesma obra o sistema que melhor trouxer benefícios. Assim, podemos usar na mesma obra sistemas pré-fabricados de aço e concreto, sistemas mistos e concreto moldado in loco. A escolha de cada um dependerá do vão, sobrecarga, logística, prazo, custo, etc.

Elvio Luiz Lorieri
Preferência pelo misto de concreto e aço. Somos um país continental com recursos naturais tanto em aço como em cimento. E cada região tem características diferentes. Daí o misto ser mais interessante ao Brasil.

Flavio Innocentini
Com o aumento do custo da mão de obra, os métodos mais rápidos e industrializados são os mais adequados. pois reduzem o custo indireto (folha, mobilização de equipamentos e etc).

Rubens Stock Filho
Depende do porte e tipo de obra e dos custos envolvidos. Uma obra em pré-fabricados com baixa repetição não me parece atraente, a não ser que o pré-fabricado elimine custos de cimbramento.

Helio Rubens Vieira Bussamra
Tratando-se de pavimentações viárias, o uso de tecnologias alternativas como a estabilização de solos com DS-328. Tratando-se de construção civil para obras residenciais de baixo custo, o uso de materiais locais. Ex: Norte do País: madeira e derivados de palmeiras / Centro-Sul: pré-moldados / Nordeste: Adobes e tijolos de barro e assim por diante.

Gustavo Donatelli
A construção tradicional é intensiva em RH e requer competências mínimas que podem ser desenvolvidas com pouco treinamento e prática. Sua substituição por métodos que precisem de menos RH mais qualificado (inclusive RH certificado) pode produzir aumento dos índices de desocupação em um estrato da população, que teria dificuldades para se ocupar de forma imediata em outros setores, exemplo: indústria de manufatura. Isso pode trazer um problema social relevante, dado o impacto que a indústria da construção traz na ocupação de pessoas.

Heronn
O método pré-fabricado de concreto seria, acredito que pelo seu custo-benefício, o que se adaptaria melhor à cultura brasileira e suas necessidades.

Zilmar Santiago Da Silva
Qualquer serviço a ser executado em um canteiro de obra, deveria ter por princípio a diminuição da mão de obra para fazê-lo. A maioria dos serviços deveriam serem pré-fabricados.

Marco Antonio Souza Aguiar
Pré-fabricado em concreto; desde que seja mais econômico e atenda a população de baixa renda

Jorge Escobar
Preferência por pré-fabricado em concreto pelo custo final. Embora as distâncias entre a fábrica e a obra cheguem a castigar os custos, num pais continental como o nosso.

João Paulo De Oliveira Netto
Pré fabricado em concreto leva menos tempo e nosso solo é muito bom.

 

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade