FECHAR
FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 86 - 01/2018

Pela industrialização da Construção Civil

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e parceiros estratégicos de governo e setor privado, está disponibilizando o Manual da Construção Industrializada – Volume II.  A publicação é fruto de um esforço coletivo desenvolvido pela ABDI em parceria com o Grupo de Trabalho – Construção Industrializada (GT-CI). no sentido de contribuir para a industrialização da Construção Civil no país.

O objetivo do Manual é oferecer informações para orientar as práticas de planejar, projetar, contratar, fiscalizar e aceitar obras públicas, ou privadas, com aplicação de sistemas e subsistemas construtivos industrializados (SCI).

As informações que compõem este Manual foram levantadas por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto a representantes dos setores de diversas tecnologias associadas a sistemas, subsistemas e demais elementos construtivos industrializados disponíveis no Brasil.

São apresentados, de modo imparcial e idôneo, conceitos, referências, exemplos e outros aspectos importantes que envolvem as aplicações de sistemas e subsistemas construtivos industrializados.

O Manual pode ser aplicado a qualquer processo de contratação de sistemas industrializados. É uma publicação técnica, prática e de fácil leitura, consistindo em um conjunto de informações norteadoras que auxiliam na contratação de sistemas industrializados, por meio de diretrizes, algumas delas apresentadas em forma de quadros e checklists, que podem ser preenchidos pelos responsáveis pela contratação, gerando subsídios para a seleção dos melhores sistemas.

Neste segundo volume o Manual aprofunda o nivelamento sobre conceitos e grau de industrialização da construção no Brasil, detalha as etapas e requisitos essenciais para uma adequada concepção de projeto e, por fim, descreve e exemplifica as principais aplicações de sistemas e subsistemas industrializados.

O Grupo de Trabalho – Construção Industrializada (GT-CI) foi instituído no final de 2013, por iniciativa da ABDI e apoio do MDIC e da ABRAMAT. Dele fazem parte as seguintes entidades: Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Controle, Tribunal de Contas da União, Caixa Econômica Federal, Fundação Universidade de Brasília, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Deconcic/Fiesp – Departamento da Indústria da Construção – FIESP, ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica/ CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço/ Instituto Aço Brasil, DRYWALL – Associação Brasileira do DRYWALL, SOBRATEMA – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, IBA – Indústria Brasileira de Árvores, ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica e Anfacer – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Produção editorial: Revista Grandes Construções – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral