12 de julho de 2013
Voltar
Matéria de Capa - Construction Expo 2013

Construction Congresso tem curso sobre pré-fabricados de concreto

Para a comunidade técnica, um dos pontos autos do Construction Congresso foi o curso Pré-Fabricados de Concreto – Uma abordagem completa da fábrica aos canteiros de obras, promovido pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic). Direcionado aos profissionais ligados à cadeia produtiva da construção civil estudantes, engenheiros, arquitetos, tecnólogos e técnicos o curso foi estruturado para oferecer conhecimentos teóricos, técnicos e práticos para a adequada compreensão de um público variado, quer na formação ou na experiência.

Ministrado pelo engenheiro Carlos Franco, o curso permitiu ver as oportunidades que o pré-fabricado pode oferecer e os profissionais de incorporação que podem tirar partido das características do sistema, oferecendo aos seus participantes uma visão ampla sobre os processos que envolvem a pré-fabricação, desde a sua concepção até a montagem final e sua inserção no conceito de ciclo de vida das edificações.

Além dos aspectos do Ciclo Convencional do Pré-Fabricado, o curso apresentou diferentes formas de aplicação do sistema ainda pouco conhecidas do público, por meio de cases de obras, nacionais e internacionais, onde a pré-fabricação foi fundamental. Além disso, os participantes puderam conhecer as oportunidades que o sistema pode oferecer no esforço de redução do impacto ambiental.

Os participantes do curso fizeram um “tour virtual completo” por uma fábrica, composto por um filme com a descrição dos processos dos pré-fabricados.

Para Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC, as estruturas pré-fabricadas de concreto têm exercido um protagonismo no grande desafio de atender prazos cada vez mais ousados, sem que haja um detrimento da qualidade. “Por esse motivo, a difusão dessa tecnologia, especialmente, em termos de qualificação e atualização dos profissionais que atuam na cadeia da construção civil é muito importante”, avalia.