FECHAR
12 de julho de 2013
Voltar
Matéria de Capa - Construction Expo 2013

Engenharia Diagnóstica e a preocupação com segurança

O seminário Engenharia Diagnóstica, promovido pelo Instituto de Engenharia (IE), usou a tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, como exemplo de incidente que pode ser evitado com a efetiva aplicação da engenharia na constatação dos problemas, agregando análises e identificando falhas nos projetos.

O engenheiro Tito Lívio Gomide, membro do IE, citou o projeto de lei do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que trata da Inspeção Predial Nacional. Aprovado recentemente pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o texto deve seguir para a Câmara dos Deputados e, caso se torne lei, estabelecerá a obrigatoriedade de inspeções periódicas em edifícios residenciais e comerciais, escolas, igrejas, teatros, cinemas, viadutos, rodovias, pontes e outras edificações. Segundo Gomide, a obrigatoriedade já foi estabelecida em leis estaduais, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Abrindo mercado para engenheiros.

Além das obras que já estão no mercado, os profissionais ligados à Engenharia Diagnóstica poderão ainda atuar na inspeção de imóveis na hora da entrega ao comprador, no período de garantia e na manutenção da obra.