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Revista GC - Ed.44 - Dezembro 2013
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Aeroportos - Matéria de Capa

Galeão: A Hora do Renascimento

Fundado em 20 de janeiro de 1977, o Aeroporto Internacional do Galeão Antônio Carlos Jobim é hoje o segundo mais procurado do País (atrás apenas do Aeroporto de Guarulhos). Registrou, em 2012, a movimentação de aproximadamente 17,5 milhões de passageiros. O complexo aeroportuário conta com duas pistas, sendo uma delas a maior, de pouso e decolagem comercial, do Brasil, com mais de 4.000 m x 45 m, assim como um dos maiores, mais modernos e bem equipados terminais de logística de carga do continente.

Apesar da sua importância no sistema nacional, o Galeão vem sofrendo há anos com problemas crônicos, aparentemente de fácil solução. São escadas rolantes que não funcionam, estacionamentos lotados, elevadores enguiçados, infiltrações em banheiros, bares e restaurantes cobrando preços muito elevados, fingers insuficientes etc.

Localizado a apenas 20 km do Centro da Cidade do Rio de Janeiro, o Galão é servido pelas vias expressas Linha Vermelha, Linha Amarela e a Avenida Brasil, todas congestionadas nos horários de pico, o que dificulta o acesso ao terminal aeroportuário. O sistema de transporte urbano oferece táxis e linhas especiais de ônibus, que ligam o Galeão a diversos destinos, inclusive ao outro aeroporto da cidade, o Santos Dumont. Mas as opções são insuficientes: é comum os passageiros ficarem de 30 a 40 minutos à espera de um táxi.

Além da grande demanda de passageiros, o Galeão tem forte vocação para o transporte internacional de carga, estando apto a receber os maiores aviões cargueiros existentes. Está situado em uma região que muito raramente suspende suas operações por questões climáticas e ainda possui uma ampla área disponível para expansão, fatores que o transformam em natural porta de entrada para a importação e de saída para a exportação. Todavia, estas suas facilidades estão sendo subaproveitadas. Atualmente, o Galeão ocupa a quarta posição em volume de carga, nacional e internacional, entre os aeroportos brasileiros, perdendo para Guarulhos, Viracopos e Manaus. Com a concessão, a expectativa é que no máximo em cinco anos o Galeão assuma a liderança no ranking de carga internacional.

Entre as principais obras que terão de ser realizadas pelo futuro administrador privado do Galeão, conforme minuta do


Fundado em 20 de janeiro de 1977, o Aeroporto Internacional do Galeão Antônio Carlos Jobim é hoje o segundo mais procurado do País (atrás apenas do Aeroporto de Guarulhos). Registrou, em 2012, a movimentação de aproximadamente 17,5 milhões de passageiros. O complexo aeroportuário conta com duas pistas, sendo uma delas a maior, de pouso e decolagem comercial, do Brasil, com mais de 4.000 m x 45 m, assim como um dos maiores, mais modernos e bem equipados terminais de logística de carga do continente.

Apesar da sua importância no sistema nacional, o Galeão vem sofrendo há anos com problemas crônicos, aparentemente de fácil solução. São escadas rolantes que não funcionam, estacionamentos lotados, elevadores enguiçados, infiltrações em banheiros, bares e restaurantes cobrando preços muito elevados, fingers insuficientes etc.

Localizado a apenas 20 km do Centro da Cidade do Rio de Janeiro, o Galão é servido pelas vias expressas Linha Vermelha, Linha Amarela e a Avenida Brasil, todas congestionadas nos horários de pico, o que dificulta o acesso ao terminal aeroportuário. O sistema de transporte urbano oferece táxis e linhas especiais de ônibus, que ligam o Galeão a diversos destinos, inclusive ao outro aeroporto da cidade, o Santos Dumont. Mas as opções são insuficientes: é comum os passageiros ficarem de 30 a 40 minutos à espera de um táxi.

Além da grande demanda de passageiros, o Galeão tem forte vocação para o transporte internacional de carga, estando apto a receber os maiores aviões cargueiros existentes. Está situado em uma região que muito raramente suspende suas operações por questões climáticas e ainda possui uma ampla área disponível para expansão, fatores que o transformam em natural porta de entrada para a importação e de saída para a exportação. Todavia, estas suas facilidades estão sendo subaproveitadas. Atualmente, o Galeão ocupa a quarta posição em volume de carga, nacional e internacional, entre os aeroportos brasileiros, perdendo para Guarulhos, Viracopos e Manaus. Com a concessão, a expectativa é que no máximo em cinco anos o Galeão assuma a liderança no ranking de carga internacional.

Entre as principais obras que terão de ser realizadas pelo futuro administrador privado do Galeão, conforme minuta do edital, estão a construção de mais 26 pontes de embarque e a ampliação do pátio de aeronaves para mais 21 posições até abril de 2016. Até 2015 de ser construído um novo estacionamento para no mínimo 1.850 veículos e um sistema de pistas de pouso e decolagem independentes, com a abertura de uma terceira pista com extensão de 3.000 m, até 2021. Esse compromisso, no entanto, pode ser antecipado se a demanda assim o exigir, antes de o Galeão alcançar a marca de 262.900 mil movimentos de aeronaves anuais.

Hoje, a pista localizada no lado sul do sistema (3.180 m x 47 m) é usada primordialmente para as operações de pouso, enquanto a pista localizada no lado norte (4.000 m x 45 m) tem sido aproveitada, em geral, para decolagens.

Quem é a Changi Airport

Parceiro da Odebrecht Transporte na concessão do Aeroporto do Galeão, o grupo asiático Changi Airport administra o Changi, em Cingapura, eleito em 2012 pela 20a vez o melhor aeroporto do mundo, de acordo com a revista Business Traveler. Trata-se do sexto aeroporto mais movimentado do mundo, onde operam 110 linhas aéreas, que ligam o local a 270 cidades em 60 países. Cerca de 51 milhões de passageiros circularam por seus três terminais no ano passado, e um quarto terminal já está em construção, devendo ser inaugurado em 2017.

O destaque do Aeroporto de Cingapura não está apenas nos seus números grandiosos, mas também pelo elevado padrão de qualidade de todos os serviços que oferece. Com centenas de lojas e restaurantes, o aeroporto tem hotéis, cinemas e jardins, oferece serviços de massagens, conexão wi-fi e cinemas grátis para todos os passageiros. Ele ainda abriga o maior tobogã do mundo, com 12 m de altura, e uma piscina no terraço, com decoração inspirada nas praias de Bali.

O grupo Changi, por meio de seu braço internacional, ainda administra, ou presta consultoria, para outros 40 aeroportos em 20 países. No ano fiscal que terminou em março de 2013, o conglomerado registrou lucro de US$ 751 milhões, aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2012.

 

 

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