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Revista GC - Ed.77 - Março 2017
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Mobilidade Urbana

Linha 2 do Metrô de Salvador começou a funcionar

Trecho do Acesso Norte 2 até a Rodoviária tem 2,2 quilômetros e opera das 5h à meia-noite

Em menos de dois anos após a ordem de serviço que autorizou o início das obras, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas começa a receber os primeiros passageiros. No início de dezembro passado, entraram em operação as estações Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária, trecho que possui 2,2 km e pode ser percorrido em pouco mais de três minutos.

A Linha 2 tem o mesmo horário de funcionamento da Linha 1, das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana, com cobrança de tarifa – R$ 3,30. No metrô, o usuário pode utilizar o cartão da CCR Metrô Bahia, SalvadorCard e Metropasse

“2016 foi um marco histórico para a mobilidade de Salvador, ano em que concluímos a linha 1 e estamos iniciando a operação da linha 2. Esse trabalho representa um grande esforço que vem sendo feito pelo governo para dotar Salvador de um dos mais modernos e eficientes sistemas de transporte de massa”, comentou o governador Rui Costa.

Agora, já é possível chegar de metrô da Lapa ao Iguatemi em 14 minutos fazendo a integração entre as linhas 1 e 2 no Acesso Norte. Já a viagem entre Pirajá e Rodoviária dura, aproximadamente, 13 minutos.

“Quando chegamos em 2013, havia 6 km de metrô e quatro estações, sem uso. Desde então, revitalizamos os trens e sistemas, colocamos para operar em 2014, dobramos a extensão da Linha 1, iniciamos a operação comercial no início de 2016 e levamos os trilhos a uma região pulsante de Salvador, o Iguatemi, com grandes empreendimentos comerciais e empresariais e trânsito intenso. Além disso, já temos mais de 80% das obras das estações concluídas na Linha 2, em menos de dois anos. Nosso foco é a excelência no padrão de execução do projeto com o objetivo de prestar um serviço de transporte de qualidade ao longo de todo o período de concessão”, disse o diretor presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença.

As novas estações
As estações Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária atendem aos bairros de Luiz Anselmo, Vila Laura, Pernambués, Cabula, Retiro, Cidade Nova, Pau Miúdo, Saramandaia, Brotas e Caminho das Árvores, alcançando um raio que concentra cerca de 150 mil pessoas. A média de passageiros transportados no trecho era de 5

Em menos de dois anos após a ordem de serviço que autorizou o início das obras, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas começa a receber os primeiros passageiros. No início de dezembro passado, entraram em operação as estações Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária, trecho que possui 2,2 km e pode ser percorrido em pouco mais de três minutos.

A Linha 2 tem o mesmo horário de funcionamento da Linha 1, das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana, com cobrança de tarifa – R$ 3,30. No metrô, o usuário pode utilizar o cartão da CCR Metrô Bahia, SalvadorCard e Metropasse

“2016 foi um marco histórico para a mobilidade de Salvador, ano em que concluímos a linha 1 e estamos iniciando a operação da linha 2. Esse trabalho representa um grande esforço que vem sendo feito pelo governo para dotar Salvador de um dos mais modernos e eficientes sistemas de transporte de massa”, comentou o governador Rui Costa.

Agora, já é possível chegar de metrô da Lapa ao Iguatemi em 14 minutos fazendo a integração entre as linhas 1 e 2 no Acesso Norte. Já a viagem entre Pirajá e Rodoviária dura, aproximadamente, 13 minutos.

“Quando chegamos em 2013, havia 6 km de metrô e quatro estações, sem uso. Desde então, revitalizamos os trens e sistemas, colocamos para operar em 2014, dobramos a extensão da Linha 1, iniciamos a operação comercial no início de 2016 e levamos os trilhos a uma região pulsante de Salvador, o Iguatemi, com grandes empreendimentos comerciais e empresariais e trânsito intenso. Além disso, já temos mais de 80% das obras das estações concluídas na Linha 2, em menos de dois anos. Nosso foco é a excelência no padrão de execução do projeto com o objetivo de prestar um serviço de transporte de qualidade ao longo de todo o período de concessão”, disse o diretor presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença.

As novas estações
As estações Acesso Norte 2, Detran e Rodoviária atendem aos bairros de Luiz Anselmo, Vila Laura, Pernambués, Cabula, Retiro, Cidade Nova, Pau Miúdo, Saramandaia, Brotas e Caminho das Árvores, alcançando um raio que concentra cerca de 150 mil pessoas. A média de passageiros transportados no trecho era de 50 mil passageiros/dia. Com o início da nova linha, esse número deve chegar a 100 mil.
As novas estações exigiram um planejamento minucioso de cada etapa, por estarem inseridas em área de grande movimentação, trânsito intenso e com a presença de grandes empreendimentos comerciais e empresariais, permitindo seu avanço com impactos mínimos à rotina do entorno, mantendo a segurança e a mobilidade dos cidadãos.
As três estações possuem bicicletário com capacidade para até 100 equipamentos, elevador, escada rolante e escada fixa, totalmente acessíveis; sanitários feminino e masculino e também sanitários feminino e masculino para pessoas com deficiência; sala de primeiros socorros, circuito fechado de TV, integrado em tempo real à Sala de Supervisão Operacional da Estação e ao Centro de Controle Operacional; aproveitamento máximo de luz natural durante o dia; reservatório de retenção de águas de chuva para aproveitamento nos sanitários; iluminação em LED. Nas fachadas, foram utilizados brises para garantir a circulação natural de ar no ambiente.
Acesso Norte tem 7.000 m²; Detran tem 9.450 m² e Rodoviária tem 7.700 m². Para efeito de comparação, as estações típicas no canteiro da Avenida Paralela têm, todas, em média, 3.500 m².  Embora os tamanhos sejam distintos, todas têm o mesmo comprimento de plataforma, atendem às regras de acessibilidade e oferecem o mesmo padrão de conforto aos usuários.
As estações Detran e Rodoviária receberam novas passarelas de acesso com piso tátil, câmeras de monitoramento, largura e comprimento adequados às novas regras de acessibilidade, para atender com segurança e conforto a demanda de passageiros da região. Inicialmente, as estações foram abertas com passarelas adaptadas. A previsão é finalizar as novas passarelas até julho de 2017.
As cores das estações foram escolhidas a partir de pesquisa realizada na Bahia tendo como base aquelas predominantes em Salvador: o céu azul e o verde azulado do mar e a variedade de tons entre vermelho e amarelo de suas frutas (mangaba, caju, manga, cajá, cacau) e das comidas típicas (acarajé e vatapá), além do azeite de dendê.
O complexo de integração entre as Linhas 1 e 2 do metrô, no Acesso Norte, conta ainda com um terminal rodoviário, com quatro plataformas de embarque e 18 baias para ônibus, e está preparado para receber 70 mil passageiros por dia. Já estão integradas ao metrô 243 linhas de ônibus urbanas e outras 17 metropolitanas.
Obra de mobilidade urbana

As obras das estações da Linha 2 estão com mais de 80% de avanço físico rumo ao Aeroporto, com previsão de operação completa até final de 2017. Entre Pernambués e Mussurunga, as estações recebem instalações hidráulicas, elétricas, fechamento lateral com brises, montagem dos equipamentos das salas técnicas, entre outros. No trecho todo também estão sendo instalados os trilhos. Na região onde será erguida a Estação Aeroporto, foram iniciados os trabalhos de fundação. Cerca de 7,5 mil operários trabalham nas obras da Linha 2.
O trecho entre Rodoviária e Pituaçu tem previsão de operação com passageiros até julho de 2017. Na região entre a Rodoviária e Pernambués, os trabalhos são intensos na via exclusiva dos ônibus para a construção da Via Expressa que vai permitir desafogar o trânsito até o Viaduto Raul Seixas.
Quando concluída até o Aeroporto, a Linha 2 do metrô terá 20 km e 12 estações. O projeto prevê ainda a expansão até Lauro de Freitas, completando 23 km e 13 estações. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, assim que finalizado, com as extensões das linhas 1 e 2, será o terceiro maior do país, com 41 km, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados.

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