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Revista GC - Ed.51 - Agosto 2014
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Matéria de Capa - Rodovias

Rodovia dos Bandeirantes: 35 anos de excelência

Cerca de 490 mil veículos trafegam diariamente pela Rodovia dos Bandeirantes, uma das melhores do estado, responsável por ligar a capital ao interior de São Paulo, e que ficou ainda melhor com a implantação da quinta faixa

O governo do estado de São Paulo inaugurou, no final de abril deste ano, as obras de implantação da quinta faixa da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), no trecho entre Jundiaí e São Paulo. A ampliação da capacidade da rodovia marcou as comemorações de seus 35 anos de existência, período em que se consolidou como uma das mais importantes vias paulistas. Marco na história recente do sistema de transporte de São Paulo, a Rodovia inovou, na época da inauguração, ao adotar o conceito de autoestrada, com três faixas de rolamento e geometria que privilegia o tráfego de longa distância. Esta concepção faz da Rodovia dos Bandeirantes, ainda hoje, uma das mais  modernas vias do país.

Concebida como uma alternativa rápida e eficiente à Via Anhanguera, até então a única ligação duplicada entre Campinas e São Paulo, a Rodovia dos Bandeirantes foi uma das molas propulsoras para o desenvolvimento econômico das regiões de Campinas e Jundiaí, que se transformaram, no decorrer das últimas décadas, em importantes polos de tecnologia, pesquisa e educação no Estado de São Paulo. A SP-348 também é responsável pelo escoamento da produção do interior ao porto de Santos e ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Melhorias constantes

Nestes 35 anos de existência, a Rodovia dos Bandeirantes continua sendo uma referência, principalmente quando o assunto é a qualidade dos serviços prestados, itens que lhe garantiram o título de melhor rodovia do Brasil por sete anos consecutivos (de 2006 a 2013) pelo Guia Quatro Rodas e outras três vezes (2012, 2006, 2004) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Há 15 anos, a rodovia é administrada pela concessionária CCR AutoBAn, como resultado do programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo. Neste período, a SP-348 ganhou obras e investimentos que permitiram o seu prolongamento em 78 quilômetros, de Campinas até Cordeirópolis (2001), além da construção da quarta faixa entre São Paulo e Jundiaí (2006), recuperação do pavimento com utilização de asfalto ecológico, com borracha, (2012), instalação de telefones de emergência a cada quilômetro (são 258 dispositivos), novas estruturas de a


O governo do estado de São Paulo inaugurou, no final de abril deste ano, as obras de implantação da quinta faixa da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), no trecho entre Jundiaí e São Paulo. A ampliação da capacidade da rodovia marcou as comemorações de seus 35 anos de existência, período em que se consolidou como uma das mais importantes vias paulistas. Marco na história recente do sistema de transporte de São Paulo, a Rodovia inovou, na época da inauguração, ao adotar o conceito de autoestrada, com três faixas de rolamento e geometria que privilegia o tráfego de longa distância. Esta concepção faz da Rodovia dos Bandeirantes, ainda hoje, uma das mais  modernas vias do país.

Concebida como uma alternativa rápida e eficiente à Via Anhanguera, até então a única ligação duplicada entre Campinas e São Paulo, a Rodovia dos Bandeirantes foi uma das molas propulsoras para o desenvolvimento econômico das regiões de Campinas e Jundiaí, que se transformaram, no decorrer das últimas décadas, em importantes polos de tecnologia, pesquisa e educação no Estado de São Paulo. A SP-348 também é responsável pelo escoamento da produção do interior ao porto de Santos e ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Melhorias constantes

Nestes 35 anos de existência, a Rodovia dos Bandeirantes continua sendo uma referência, principalmente quando o assunto é a qualidade dos serviços prestados, itens que lhe garantiram o título de melhor rodovia do Brasil por sete anos consecutivos (de 2006 a 2013) pelo Guia Quatro Rodas e outras três vezes (2012, 2006, 2004) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Há 15 anos, a rodovia é administrada pela concessionária CCR AutoBAn, como resultado do programa de Concessões de Rodovias do Estado de São Paulo. Neste período, a SP-348 ganhou obras e investimentos que permitiram o seu prolongamento em 78 quilômetros, de Campinas até Cordeirópolis (2001), além da construção da quarta faixa entre São Paulo e Jundiaí (2006), recuperação do pavimento com utilização de asfalto ecológico, com borracha, (2012), instalação de telefones de emergência a cada quilômetro (são 258 dispositivos), novas estruturas de atendimento aos usuários e, finalmente, a construção da quinta faixa.

Os 62 quilômetros de quinta faixa (31 km em cada sentido) foram construídas com recursos provenientes dos pedágios. Com as obras, a rodovia passa a ter a capacidade de fluxo ampliada em 25%, no trecho que recebeu a ampliação, por onde trafegam diariamente 112 mil veículos. A intervenção, com custo estimado em R$ 160 milhões, beneficia cerca de 3,5 milhões de habitantes das cidades da região metropolitana de São Paulo e Campinas, além do município de Jundiaí e cidades vizinhas, e, consequentemente, melhora as condições para o transporte de carga que passa diariamente por essa região.

Previstas no contrato de concessão do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, as obras foram executadas pela concessionária AutoBAn e fiscalizadas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). As intervenções  incluem, ainda, a construção de dispositivos de drenagem e de segurança, o alargamento em quatro metros de viadutos e pontes de trecho, e a sinalização vertical e horizontal.

Desde que assumiu a administração da Rodovia dos Bandeirantes, a CCR AutoBAn já investiu cerca de R$ 2 bilhões, em valores atuais, em obras e melhorias. A Concessionária mantém, 24 horas por dia, estrutura de atendimento aos usuários. São equipes de resgate e atendimento pré-hospitalar, de socorro mecânico, guincho, entre outros. Câmeras (51 equipamentos) monitoram o dia-a-dia da rodovia. Cada uma delas tem alcance de até três quilômetros.

Estrada para a Saúde

A CCR AutoBan instalou, no Km 56 da Rodovia dos Bandeirantes, a base do programa Estrada para a Saúde, que oferece atendimento médico e odontológico gratuito aos caminhoneiros. Eles contam ainda com cabeleireiro, serviço de podologia, internet gratuita e podem fazer exames laboratoriais. De janeiro a setembro de 2013 foram realizados cerca de 35 mil atendimentos. A partir dos resultados dos exames laboratoriais, o programa identificou que quase a metade dos caminhoneiros que utiliza o Sistema Anhanguera-Bandeirantes sofre de hipertensão e mais de 80% deles estão acima do peso.

Redução de acidentes

Com investimentos em infraestrutura, em equipamentos e tecnologia de atendimento, campanhas de segurança, educativas e de saúde, foi possível reduzir, desde o início da concessão, em 24% o número de acidentes, em 8,7%, a quantidade de feridos e em 61,6% o número de mortes no Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Curiosidades

• O nome da rodovia é uma homenagem aos Bandeirantes, desbravadores paulistas que durante o período colonial percorreram o interior do país em busca de índios e pedras preciosas.

• A Rodovia dos Bandeirantes foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1978. Sua construção foi concluída em 26 meses, dentro do cronograma estipulado pelo Governo de São Paulo.

• Desde 1º de maio de 1998 a Rodovia dos Bandeirantes é administrada pela CCR AutoBAn.

• Durante as obras de recuperação de pavimento, em 2012, entre São Paulo e Campinas, foram utilizados 500 mil pneus no asfalto ecológico. O pavimento reduz o nível de ruído e aumenta a aderência dos veículos à rodovia.

 

 

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