FECHAR
12 de julho de 2013
Voltar
Matéria de Capa - Construction Expo 2013

Salões temáticos: informação com tecnologia de ponta

A Construction Expo inovou no campo das feiras técnicas, com a apresentação de salões temáticos sobre grandes obras brasileiras da atualidade, atraindo um público técnico

Os visitantes puderam visitar e conhecer detalhes de importantes obras que estão ocorrendo no país: a Arena Corinthians, o Porto Maravilha, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, e o Programa do Submarino Nuclear (Prosub). O evento reuniu importantes cadeias de fornecedores da construção, como os sistemas pré-moldados de concreto, por meio do Salão ABCIC da Construção Industrializada do Concreto, do salão da construção Seca e do Salão do Rental, das empresas de locação. Veja os detalhes.

Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro

A construção do sistema que ligará Ipanema à Barra da Tijuca, na Cidade do Rio de Janeiro, representa um grande desafio para a engenharia nacional. Os visitantes do Salão tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto e todas as soluções adotadas na sua construção. O estande da Linha 4 foi um dos mais visitados por autoridades, estudantes, engenheiros e fornecedores de soluções para a construção de infraestrutura, entre outros. Com recursos como painel touchscreen, maquetes eletrônicas e telões de vídeo em 3D, os visitantes puderam interagir com o ambiente e conhecer a tecnologia dos métodos construtivos, muitas vezes se sentindo dentro do sistema do metrô em operação.

Grandes painéis fotográficos forneciam informações sobre as medidas adotadas para minimizar os impactos ambientais das obras, como resgate de exemplares raros da vegetação típica da mata Atlântica, encontrados na região.

Entre os destaques apresentados estava uma maquete do TBM (Tunnel Boring Machines), equipamento utilizado para a escavação dos túneis do metrô, medindo 2,40 metros de comprimento por 30 cm de diâmetro, em escala 1:50. Também em destaque havia uma grande maquete, dividida em dois segmentos cada um deles com 6 m de comprimento por 1,5 de largura, em escala de 1:750, representando os trechos da Zona Oeste e Zona Sul do Rio de Janeiro, cortados pelo traçado da Linha 4, permitindo entender detalhes da região de influência do projeto, como montanhas, orla marítima, lagoas, bairros e favelas. Na maquete, os visitantes puderam localizar estações, principais obras de arte como os túneis e a ponte estaiada, entre outros detalhes do empreendimento.

Porto Maravilha

Reconhecido como uma das maiores intervenções urbanas em execução no Brasil, o Porto Maravilha vai modernizar uma área de 5 milhões de m2 na região portuária da Cidade do Rio de Janeiro. No Salão Temático da Construction Expo, os visitantes puderam conhecer em detalhes a complexidade e a grandiosidade dessa obra, através de grandes painéis fotográficos, dispostos em ordem cronológica, retratando cada etapa das intervenções. O destaque era para a construção das obras de arte especiais, como o Túnel da Via do Binário e o Túnel da Via Expressa.