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Revista GC - Ed.39 - Julho 2013
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Rodovias

Tamoios: um traçado mais "amigável"

Novo traçado reduz remoções e reassentamentos pela metade do previsto, diminuindo a necessidade de desmatamento em 33%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), empresa de economia mista, responsável pela administração de várias rodovias e travessias no estado de São Paulo, concluiu revisões no projeto do novo contorno rodoviário de Caraguatatuba e São Sebastião, na Nova Tamoios Contornos. O novo traçado resultou na redução do impacto socioambiental do empreendimento, sem que houvesse aumento no seu custo total. As alterações diminuem o número de famílias reassentadas em 50% e reduzem em 23% a quantidade de imóveis desapropriados. O meio ambiente também será beneficiado, pois a área de vegetação a ser suprimida diminuirá 33%.

Os principais ajustes ocorreram no município de São Sebastião. Nos bairros de Topolândia e Olaria, a remoção de famílias cairá de 398 para 104. Na área do Morro do Abrigo, o novo traçado reduzirá de 161 para 42 as famílias reassentadas.

O novo traçado é produto dos estudos complementares desenvolvidos pela Dersa a partir da emissão da licença ambiental prévia do empreendimento, em setembro de 2012. Esses trabalhos atendem exigências contidas naquela licença, bem como demandas formuladas por órgãos de controle, autoridades municipais e população local.

A nova rodovia criará uma alternativa à SP-055 e será um novo acesso ao Porto de São Sebastião, desviando o tráfego de passagem, sobretudo o de caminhões, da área urbana dos dois municípios.

Os chamados Contornos da Rodovia dos Tamoios são duas pistas, uma ao norte e outro ao sul da rodovia, que vão desviar o tráfego rodoviário do centro dos municípios de Caraguatatuba e de São Sebastião. As obras são criticadas por ambientalistas, por passarem em área de mata fachada na região do Parque Estadual da Serra do Mar. Mas, para o governo, é a única saída para evitar que o centro das duas cidades travem por conta dos congestionamentos.

As construtoras contratadas para o projeto são a Serveng, Civilsan S/A e Queiroz Galvão. O custo total do empreendimento é estimado em R$ 1,940 bilhão, sendo R$ 1,350 bilhão em obras. Os novos ramais da Tamoios terão 37 quilômetros de extensão. Eles se junt


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), empresa de economia mista, responsável pela administração de várias rodovias e travessias no estado de São Paulo, concluiu revisões no projeto do novo contorno rodoviário de Caraguatatuba e São Sebastião, na Nova Tamoios Contornos. O novo traçado resultou na redução do impacto socioambiental do empreendimento, sem que houvesse aumento no seu custo total. As alterações diminuem o número de famílias reassentadas em 50% e reduzem em 23% a quantidade de imóveis desapropriados. O meio ambiente também será beneficiado, pois a área de vegetação a ser suprimida diminuirá 33%.

Os principais ajustes ocorreram no município de São Sebastião. Nos bairros de Topolândia e Olaria, a remoção de famílias cairá de 398 para 104. Na área do Morro do Abrigo, o novo traçado reduzirá de 161 para 42 as famílias reassentadas.

O novo traçado é produto dos estudos complementares desenvolvidos pela Dersa a partir da emissão da licença ambiental prévia do empreendimento, em setembro de 2012. Esses trabalhos atendem exigências contidas naquela licença, bem como demandas formuladas por órgãos de controle, autoridades municipais e população local.

A nova rodovia criará uma alternativa à SP-055 e será um novo acesso ao Porto de São Sebastião, desviando o tráfego de passagem, sobretudo o de caminhões, da área urbana dos dois municípios.

Os chamados Contornos da Rodovia dos Tamoios são duas pistas, uma ao norte e outro ao sul da rodovia, que vão desviar o tráfego rodoviário do centro dos municípios de Caraguatatuba e de São Sebastião. As obras são criticadas por ambientalistas, por passarem em área de mata fachada na região do Parque Estadual da Serra do Mar. Mas, para o governo, é a única saída para evitar que o centro das duas cidades travem por conta dos congestionamentos.

As construtoras contratadas para o projeto são a Serveng, Civilsan S/A e Queiroz Galvão. O custo total do empreendimento é estimado em R$ 1,940 bilhão, sendo R$ 1,350 bilhão em obras. Os novos ramais da Tamoios terão 37 quilômetros de extensão. Eles se juntam às obras de duplicação do trecho de planalto da rodovia, que está em obras, e do trecho de serra, que ainda está nas pranchetas do estado.

Impacto socioambiental

Com o novo projeto, o número de famílias reassentadas diminuirá em 50%. A estimativa da quantidade de famílias incluídas no Programa de Reassentamento da Dersa passa de 1.247 para 624. A relação de imóveis desapropriados também será menor. De 375 terrenos, previstos anteriormente, apenas 288 passarão pelo processo de desapropriação, ou seja, haverá redução em 23%.

Com a revisão, a extensão total da nova rodovia caiu 2.450 metros, passando de 36,9 km para 34,5 km. O trecho total em túneis, porém, aumentou em 900 metros, subindo de 5,5 km para 6,4 km. Essas mudanças mantiveram o custo total do empreendimento em R$ 1.940 milhões,

Em função da diminuição da extensão total da rodovia e o aumento do trecho em túneis, haverá também ganho de 17 hectares na preservação ambiental. A área de supressão vegetal no novo projeto será 33% menor em relação ao anterior. O traçado antigo previa 52 hectares a serem suprimidos e agora apenas 35 hectares serão impactados.

Informação à população

Informações e orientações sobre o empreendimento podem ser obtidas nos postos de atendimentos instalados pela Dersa em Caraguatatuba e São Sebastião. Os pontos de atendimento funcionam em horários fixos, de acordo com cada município, e fornecem também a consulta ao novo traçado.

A principal função desses centros de informação é esclarecer dúvidas dos moradores da região e oferecer informações sobre as etapas do empreendimento.

Novos Trechos Duplicados

A duplicação do Trecho de Planalto da Nova Tamoios teve início em maio de 2012. Em abril, dos 49 km de extensão da pista, a Dersa entregou 3 km duplicados, do km 39 ao km 42, e em 27 de junho, mais 6,6 km de rodovia foram liberadas ao tráfego. No total, cerca de 10 km já foram concluídos. Os novos trechos entregues estão localizados entre o km 15 e km 17, km 29,1 e km 31,7 e km 46 e km 48.

A duplicação do trecho do Planalto, com 49 km, estará totalmente concluída em 16 de dezembro deste ano.

 

 

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