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Revista GC - Ed.67 - Março 2016
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Energia - Especial Belo Monte

Tecnologia ajuda a recuperar tempo perdido

A descida do rotor da turbina da Unidade Geradora 02 da Casa de Força Principal ocorreu em dia 17 de janeiro. A peça foi fabricada pela Voith seguindo de Manaus, capital do Amazonas, até os canteiros de obras em Vitória do Xingu, no Pará. Com peso de 315 toneladas, altura de 5 metros e 8,7 metros de diâmetro, o rotor da turbina dá início ao processo de transformação de energia mecânica para elétrica. O rotor é o núcleo gerador de energia em uma hidrelétrica. Por meio das pás do equipamento, que recebem a água do rio, o movimento da peça cria energia mecânica, a qual se transforma em energia cinética e é transmitida ao rotor do gerador para produzir energia elétrica.

Logística desafiadora

A Transdata foi responsável pela megaoperação de transporte rodoviário de um dos maiores rotores já fabricados no mundo. O equipamento de 316 toneladas e quase 9 metros de comprimento por 5 de altura, atravessou o estado, partindo de Araraquara (SP) até o Porto de Santos (SP), para ser embarcado para a Bacia do Rio Xingu. O conjunto transportador atingiu 108 metros e 675 toneladas, composto por 3 cavalos mecânicos de 750 cv, 02 conjuntos de 18 linhas de eixo e a viga transportadora projetada especialmente para a operação. A logística envolveu cerca de 60 profissionais executando ações sincronizadas com a finalidade de executar o trajeto terrestre entre Araraquara e o Porto de Santos.

Pontes rolantes movimentam o rotor

Para a realização do transporte do rotor da área de montagem até o poço do gerador foi necessária a utilização de duas pontes rolantes acopladas, cada uma com dois guinchos de 400 toneladas, totalizando 1.600 toneladas de capacidade de elevação em conjunto.

A conexão mecânica entre as quatro elevações foi realizada por uma barra de carga especialmente projetada para essa finalidade, com 200 toneladas de peso, totalizando uma descida com peso total, rotor mais barra de carga de 1.400 toneladas. A Yaskawa forneceu a automação e os acionamentos necessários para garantir o sincronismo das elevações, direções e translações das duas pontes que passaram a operar simultaneamente a partir de um comando único.

A precisão das operações foi garantida pela


A descida do rotor da turbina da Unidade Geradora 02 da Casa de Força Principal ocorreu em dia 17 de janeiro. A peça foi fabricada pela Voith seguindo de Manaus, capital do Amazonas, até os canteiros de obras em Vitória do Xingu, no Pará. Com peso de 315 toneladas, altura de 5 metros e 8,7 metros de diâmetro, o rotor da turbina dá início ao processo de transformação de energia mecânica para elétrica. O rotor é o núcleo gerador de energia em uma hidrelétrica. Por meio das pás do equipamento, que recebem a água do rio, o movimento da peça cria energia mecânica, a qual se transforma em energia cinética e é transmitida ao rotor do gerador para produzir energia elétrica.

Logística desafiadora

A Transdata foi responsável pela megaoperação de transporte rodoviário de um dos maiores rotores já fabricados no mundo. O equipamento de 316 toneladas e quase 9 metros de comprimento por 5 de altura, atravessou o estado, partindo de Araraquara (SP) até o Porto de Santos (SP), para ser embarcado para a Bacia do Rio Xingu. O conjunto transportador atingiu 108 metros e 675 toneladas, composto por 3 cavalos mecânicos de 750 cv, 02 conjuntos de 18 linhas de eixo e a viga transportadora projetada especialmente para a operação. A logística envolveu cerca de 60 profissionais executando ações sincronizadas com a finalidade de executar o trajeto terrestre entre Araraquara e o Porto de Santos.

Pontes rolantes movimentam o rotor

Para a realização do transporte do rotor da área de montagem até o poço do gerador foi necessária a utilização de duas pontes rolantes acopladas, cada uma com dois guinchos de 400 toneladas, totalizando 1.600 toneladas de capacidade de elevação em conjunto.

A conexão mecânica entre as quatro elevações foi realizada por uma barra de carga especialmente projetada para essa finalidade, com 200 toneladas de peso, totalizando uma descida com peso total, rotor mais barra de carga de 1.400 toneladas. A Yaskawa forneceu a automação e os acionamentos necessários para garantir o sincronismo das elevações, direções e translações das duas pontes que passaram a operar simultaneamente a partir de um comando único.

A precisão das operações foi garantida pela utilização dos inversores de frequência vetoriais de fluxo da série A1000 Yaskawa, operando em rede de comunicação. Além do fornecimento dos equipamentos a Yaskawa Brasil desenvolveu o projeto elétrico e de automação, telas da IHM, testes de fabrica, colocação em marcha e testes de aceitação, finalizando com o acompanhamento da descida do rotor.

Geradores de energia e iluminação

Para fornecer mais de 50% da energia elétrica necessária para tocar a obra de Belo Monte, o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) contratou os serviços da DCCO Rental, Distribuidora Cummins Centro Oeste, para a locação de 42 grupos geradores da Cummins Power Generation, de 60 a 500kVA.

Belo Monte possui quatro canteiros simultâneos em operação. Cada sítio tem seu próprio canteiro de obras, centrais de britagem e de concreto, oficinas, refeitórios eetc, sendo da responsabilidade do CCBM sua execução. Em cada canteiro foi necessário desenvolver infraestrutura energética e de iluminação para atender aos mais de 25.000 trabalhadores. Durante mais de dois anos, a DCCO desenvolveu uma parceria com o CCBM na construção desse grande projeto. Além dos geradores de energia, a empresa também instalou 43 torres de iluminação.

“Foram montadas usinas de geradores, para fornecer energia para os alojamentos, além dos canteiros de obra, sede administrativa, britadeiras, dentre outros locais. E, apesar da distância – mais de 2 mil km da matriz, o CCBM foi atendido com toda qualidade”, afirma Diogo Passos, gerente de negócios da DCCO Rental.

Agilidade na construção do Porto

O Porto de Belo Monte, situado no Sítio Belo Monte, é responsável pelo embarque de máquinas e equipamentos pesados com capacidade para até 1.130.000 toneladas de cimento, 200.000 toneladas de aço e 3.000 equipamentos. Com uma área de 69.557,80 m², foi planejado com capacidade para receber cinco balsas/dia contando com infraestrutura para desembarque simultâneo de até duas balsas. A SH foi uma das pioneiras desta obra, fornecendo 200 toneladas de equipamentos em obra, desde fôrmas e escoramento, Torres de Carga LTT e LTT Extra, Concreform SH®, Ancoragem e Estruturas Tubulares - para as vigas da ponte rolante.

Montagem eletromecânica

O Grupo Orguel atuou na execução dos quatro sítios da região: Belo Monte, Bela Vista, Canais & Diques e Pimental. Especialmente em Pimental, a empresa atuou junto à empresa Andritz Hydro do Brasil (AHB) na montagem eletromecânica, atendendo tanto ao setor administrativo quanto à própria obra, no vertedouro e na casa de força. Nos demais sítios, foram utilizados grupos geradores de 60 a 500 kVA (incluindo duas miniusinas, com grupos geradores alinhados para as áreas de secagem do Canal de Fuga, alojamentos e refeitórios); compressores de ar de 900 PCMs e torres de iluminação (“xuxinhas”).

Atualmente, os equipamentos do Grupo Orguel estão alocados a terceirizados na conclusão das obras civis do Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) e nos processos construtivos de montagem eletromecânica da casa de força do sítio Belo Monte. “Hoje, temos rotinas de pronto atendimento estabelecidas desde a implantação da filial local. Sem dúvida, a logística foi o principal desafio do empreendimento, devido à distância e à infraestrutura viária”, explica o atual gerente da filial do Grupo Orguel na região, Newton Santos.

Nesta fase final, os equipamentos continuam presentes no Plano Básico Ambiental (PBA) e de compensações do empreendimento, na implantação de nova Infraestrutura viária das cidades de Altamira e Vitória do Xingu, atendendo também à maioria dos eventos de entretenimento, que acontecem tanto na Usina quanto nas cidades.

Segurança na oferta de peças e insumos

O Grupo Hidrau Torque (GHT) respondeu pelo fornecimento de peças e insumos diversos para os equipamentos, como FPS, filtros, material rodante, líquido arrefecedor, pinos e buchas, ferragens, vedações, bombas de lubrificação automática, peças de motor, transmissão, assim como reforma de alguns componentes. A empresa montou um depósito na cidade com estoque baseado no consumo dos itens contratados, abastecida semanalmente pela matriz em São Paulo, além de três lojas company nos sítios de Canais, Belo Monte e Pimental.

Até então, a empresa tinha atendido a clientes de mineração e ferrovia, onde o volume de peças e a forma de atendimento são similares. “Tínhamos sempre um colaborador do GHT visitando as oficinas e também os escritórios da obra a fim de levantar oportunidades e levar soluções com redução de custo para a obra”, diz Fabio Zanardi.

Dentre as principais dificuldades enfrentadas, Zanardi cita as estradas em mau estado de conservação, clima e possíveis falhas mecânicas durante o transporte, que poderiam impactar no planejamento. Com filiais em São Paulo (SP), Contagem (MG), Curitiba (PR) e Pinhais (PR), Parauapebas (PA), Vitória (ES), Serra (ES), Palhoça (SC), e São Luís (MA), está participando de outros quatro grandes projetos dos setores de mineração e ferrovia.

 

 

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