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Revista GC - Ed.51 - Agosto 2014
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Tecnologia na Construção

Tecnologia nos canteiros aumenta a produtividade

Sistemas desenvolvidos pela Teclógica para tablets e smartphones permitem acompanhamento diário e em tempo real dos eventos no canteiro de obras

O tráfego de informações precisas e em tempo real é reconhecido como fator de grande relevância para o aumento da produtividade, redução de perdas, retrabalho, otimização de recursos e diminuição de horas paradas na construção civil. Ainda hoje, grande número de informações é transmitido entre o canteiro de obras e o escritório dos gestores do empreendimento, de forma imprecisa, resultando em uma série de erros graves e atrasos na finalização de projetos. Com base nesta demanda por canais de informações mais confiáveis e rápidos e a partir das recentes tendências de mobilidade, a construtora Tecla  decidiu que seus engenheiros e gestores de obras deveriam utilizar o tablet como ferramenta, com o intuito de facilitar o controle das atividades no dia a dia nas suas obras.

Com 40 anos e reconhecida no mercado pelo alto nível de tecnologia e inovação, a construtora pernambucana adotou, para otimizar seus processos, a plataforma Mobuss Construção, desenvolvida pela Teclógica, especialista em gestão de processos de TI e negócios. A implementação levou cerca de um mês, entre treinamento e cadastro de formulários.

Segundo José Pedro Carvalho, engenheiro civil da construtora, em pouco tempo a solução trouxe benefícios, inclusive constatados na última auditoria. “Um de seus diferenciais é oferecer informação em um único lugar com qualidade e fidelidade. A automatização garante melhores resultados, pois não há necessidade de compilar informações em planilhas”, diz. O Mobuss Construção oferece cinco módulos, que podem ser contratados separada ou integradamente. No caso da Tecla, a companhia escolheu pelo “Apontamento” e “Qualidade”.

Com o “Apontamento” é possível dimensionar equipes e resolver problemas relativos a horas paradas e retrabalho. Dessa forma, a construtora consegue administrar os processos de acordo com sua realidade. “Nossos clientes passaram a entender que a perda de investimentos poderia ser reduzida se utilizassem o Mobuss corretamente”, comenta Carvalho.

Já o módulo “Qualidade” disponibiliza formulários cadastrados dinamicamente para atender normas e necessidades; visualização de arquivos em dispositivos móveis; gestão de documentos e listas mestras; controle de treinamentos; e assin


O tráfego de informações precisas e em tempo real é reconhecido como fator de grande relevância para o aumento da produtividade, redução de perdas, retrabalho, otimização de recursos e diminuição de horas paradas na construção civil. Ainda hoje, grande número de informações é transmitido entre o canteiro de obras e o escritório dos gestores do empreendimento, de forma imprecisa, resultando em uma série de erros graves e atrasos na finalização de projetos. Com base nesta demanda por canais de informações mais confiáveis e rápidos e a partir das recentes tendências de mobilidade, a construtora Tecla  decidiu que seus engenheiros e gestores de obras deveriam utilizar o tablet como ferramenta, com o intuito de facilitar o controle das atividades no dia a dia nas suas obras.

Com 40 anos e reconhecida no mercado pelo alto nível de tecnologia e inovação, a construtora pernambucana adotou, para otimizar seus processos, a plataforma Mobuss Construção, desenvolvida pela Teclógica, especialista em gestão de processos de TI e negócios. A implementação levou cerca de um mês, entre treinamento e cadastro de formulários.

Segundo José Pedro Carvalho, engenheiro civil da construtora, em pouco tempo a solução trouxe benefícios, inclusive constatados na última auditoria. “Um de seus diferenciais é oferecer informação em um único lugar com qualidade e fidelidade. A automatização garante melhores resultados, pois não há necessidade de compilar informações em planilhas”, diz. O Mobuss Construção oferece cinco módulos, que podem ser contratados separada ou integradamente. No caso da Tecla, a companhia escolheu pelo “Apontamento” e “Qualidade”.

Com o “Apontamento” é possível dimensionar equipes e resolver problemas relativos a horas paradas e retrabalho. Dessa forma, a construtora consegue administrar os processos de acordo com sua realidade. “Nossos clientes passaram a entender que a perda de investimentos poderia ser reduzida se utilizassem o Mobuss corretamente”, comenta Carvalho.

Já o módulo “Qualidade” disponibiliza formulários cadastrados dinamicamente para atender normas e necessidades; visualização de arquivos em dispositivos móveis; gestão de documentos e listas mestras; controle de treinamentos; e assinaturas eletrônicas de aceite. Evita ainda a necessidade de digitação, anexa fotos e arquivos e permite acompanhamento dos indicadores de qualidade. Essa inspeção 360º reduz custos com assistência técnica. “Uma das maiores vantagens é a possibilidade de fazer um registro fotográfico do dia a dia da obra, muito útil para esclarecer dúvidas”, diz o engenheiro.

De acordo com o executivo, a solução foi de suma importância, principalmente por reforçar a imagem almejada pela Tecla diante de seus consumidores: “Nossa estratégia é sermos reconhecidos como inovadores, focados em qualidade e com alto grau de industrialização na obra. Características que só podem ser alcançadas por meio de soluções tecnológicas”. Devido ao sucesso, a Tecla já estuda a expansão do Mobuss para outras obras em curso.

Redução de retrabalho em até 70%

Outra construtora que adotou o tablet como ferramenta indispensável, introduzindo a tecnologia de ponta na transmissão e consolidação das suas informações, foi a Frechal, localizada em Blumenau (SC).

Sua maior necessidade era gerir informações com eficácia. Por isso, no final de 2013 a construtora adotou o módulo de Qualidade da solução Mobuss Construção. A aplicação trouxe acesso via internet às especificações da obra, além de controle remoto das operações pelo uso de tablets.

Logo de início, a Frechal constatou melhorias. Por meio da solução, diversos aspectos passaram a ser analisados de forma mais precisa, como o uso do gesso, do piso e da cerâmica nos apartamentos. O estabelecimento de um cronograma eficaz passou a evitar que irregularidades fossem percebidas somente na hora da entrega das chaves para o cliente.

“Durante a vistoria, o funcionário usa o software para avaliar a obra e, na sequência, agendar a data de eventuais consertos. Daí, os relatórios são passados para pedreiros e serventes, que executam as tarefas”, conta Silvia Peixer, gerente de engenharia da construtora. Um exemplo de economia inteligente foi constatado na atividade de reboco interno, em que o problema foi reduzido em até 70%.

Um dos maiores desafios para a implementação foi a chegada de uma tecnologia tão diferente entre colaboradores que, até então pouco familiarizados com tablets, só utilizavam papel e caneta no dia a dia. “No início houve certa resistência, então foi preciso convencê-los de que o sistema era produtivo”, relata.

A experiência positiva fez com que, em fevereiro de 2014, a Frechal implementasse mais um módulo ,o Assistência Técnica. “Sua primeira vantagem foi o aumento da confiança do cliente durante vistorias e apresentações, que passou a ter a certeza de que iria receber o retorno de seu investimento. A segunda foi o fácil acesso ao histórico da obra e aos seus indicadores”, explica a gerente.

Para a gestora, além de todos os aspectos acima citados a solução possui outros diferenciais que facilitam a tomada de decisão e a rapidez nas ações, como o GPS integrado. Com ele é possível controlar e gerenciar a equipe e os processos à distância, do próprio escritório, sem necessidade de visita física ao canteiro. “Posso checar se fizeram inspeção de serviço e qualidade, se houve ou não conformidade, quantos apartamentos foram vistoriados no dia etc”. Outro aspecto relevante da solução é a percepção da eficácia e qualidade dos fornecedores, tanto de materiais como de mão de obra.

A empresa prevê usar o módulo Qualidade em todos os seus empreendimentos até o final do primeiro semestre de 2014.  “O Mobuss trouxe a mentalidade do ‘fazer certo’ na primeira tentativa. O maior ganho foi essa cultura da qualidade, já que o retrabalho pode custar até cinco vezes o valor da obra”, conclui.

Soluções sob medida

Fundada há 20 anos, a Teclógica oferece ao mercado soluções sob medida para variados segmentos de negócio, proporcionando operações mais inteligentes e flexíveis e crescimento sustentável de seus clientes. Seus principais serviços são Consultoria, Desenvolvimento de Sistemas, Gerenciamento de Aplicações e Prestação de Serviços SAP, sempre com a garantia da utilização dos conceitos de Best Practices da SAP e com certificações CMMi em cada uma destas áreas.

A Teclógica conta com uma área de produtos, que atende o mundo SAP com o Trid-Approval, que controla e distribui as requisições de aprovação de diversos workflows diretamente para os dispositivos móveis possibilitando a tomada de decisão em qualquer lugar, e o Trid-Interp, que automatiza com segurança e agilidade os processos financeiros com os bancos.

 

 

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