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BR-163 viabiliza o caminho das exportações pelos portos privados do Arco Norte

Pavimentação da rodovia federal é inaugurada Epode contribuir para o aumento da competitividade e escoamento de grãos pelos portos privados da Região Norte

Assessoria de Imprensa

20/02/2020 11h00


Foi inaugurada na semana passada a pavimentação dos últimos 51 Km da BR-163/PA que faltavam para ligar, definitivamente, o estado do Mato Grosso aos portos de Miritituba/PA.

A obra contribui para o escoamento da safra de grãos que sai do centro do país, sobretudo do estado do Mato Grosso, até os portos do Pará, de onde são transportados para os principais centros consumidores em todo o mundo.

Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a rodovia federal representa um novo impulso para a economia, pois viabiliza o transporte de produtos agrícolas pelo Brasil, especialmente pelo Arco Norte, o que incrementa a exportação.

“A conclusão da BR 163 vai permitir um fluxo ainda maior de caminhões de carga que abastecem os navios, levando ainda mais crescimento e desenvolvimento para a região Norte do país”, afirma.

O Arco Norte tem grande impacto no escoamento de grãos, já que um terço dos grãos exportados no ano passado saiu por esses portos.

“Acreditamos que a Região Norte tem um alto potencial, seja pelo aumento da produção de bauxita e de grãos vindos do

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Foi inaugurada na semana passada a pavimentação dos últimos 51 Km da BR-163/PA que faltavam para ligar, definitivamente, o estado do Mato Grosso aos portos de Miritituba/PA.

A obra contribui para o escoamento da safra de grãos que sai do centro do país, sobretudo do estado do Mato Grosso, até os portos do Pará, de onde são transportados para os principais centros consumidores em todo o mundo.

Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a rodovia federal representa um novo impulso para a economia, pois viabiliza o transporte de produtos agrícolas pelo Brasil, especialmente pelo Arco Norte, o que incrementa a exportação.

“A conclusão da BR 163 vai permitir um fluxo ainda maior de caminhões de carga que abastecem os navios, levando ainda mais crescimento e desenvolvimento para a região Norte do país”, afirma.

O Arco Norte tem grande impacto no escoamento de grãos, já que um terço dos grãos exportados no ano passado saiu por esses portos.

“Acreditamos que a Região Norte tem um alto potencial, seja pelo aumento da produção de bauxita e de grãos vindos do norte do Mato Grosso e de outras regiões próximas, como pela conclusão da BR 163”, ponderou Barbosa.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a logística de escoamento pelo Arco Norte cresceu quase 500% nos últimos nove anos.

Em 2019, foram 30,1 milhões de toneladas de soja e milho a mais que o volume exportado pelos portos acima do paralelo 16 em 2010.

Do total de grãos exportados no ano passado, 32% passaram por essa rota e 68% por portos do Sul e do Sudeste. Em 2010, essa participação de portos do Norte e do Nordeste era de 14,4%.

Barbosa considera positiva a inauguração do trecho da rodovia, mas lembra a necessidade de novos investimentos na região em outros modais, como o ferroviário.

Para ele, a Ferrogrão é um bom exemplo para aumentar a eficiência no transporte de cargas. Trata-se de um projeto de ferrovia que ligará os municípios de Sinop (MT) a Miritituba (PA).

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