FECHAR
FECHAR
08 de novembro de 2018
Voltar

Infraestrutura

Chamada internacional leva arte e outras intervenções para palafitas de edifícios

Foi criado um percurso de dez endereços, no bairro Buritis (Belo Horizonte), para as instalações dos vencedores
Fonte: Assessoria de Imprensa

Foi lançado o edital do Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana. A ideia é reunir um conjunto de intervenções efêmeras que serão propostas para o Buritis, montanhoso bairro da região Oeste de Belo Horizonte, possibilitando uma mudança instantânea em sua paisagem por meio da ocupação de “palafitas” (vigas e pilares aparentes) de diversos prédios ao mesmo tempo. Poderá ser criado um circuito de visitação a pé às instalações: projeções de vídeo, light art, peças de teatro, horticultura, paisagismo, pinturas, esportes radicais, entre outras possibilidades de ocupação dos espaços privados e vazios.

Além do roteiro livre de visitação às obras, Outros Territórios pretende se configurar como um promotor de debates em torno de questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação pública e paisagem urbana, e problematizando a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

"Discussões inovadoras como essas estão na agenda dos mais atentos agentes culturais do século XXI. É por isso que estamos entusiasmados por lançar uma plataforma de debates que será compartilhada por criadores e moradores do bairro e da cidade e que patrocinará uma nova mirada sobre o Buritis e vazios urbanos", afirma Carlos Teixeira, fundador do escritório de arquitetura Vazio S/A, integrante da Comissão Organizadora, formada ainda pelo Coletivo Aurora e o curador Eduardo de Jesus.

Como participar

As ideias podem ser apresentadas por profissionais e estudantes (pessoas físicas ou jurídicas) atuantes nas áreas de arquitetura, artes visuais, paisagismo, design e artes performáticas. As propostas devem ser elaboradas através de textos e imagens (desenhos, fotografias, perspectivas, montagens e colagens) e devem incluir uma estimativa resumida de custos. As intervenções sugeridas devem explorar as potencialidades de dez palafitas destacadas no edital e devem ser exequíveis. O site oficial do concurso com todos os detalhes é o www.outrosterritorios.com.br.

Na primeira fase, as propostas finalistas serão apresentadas numa exposição no Viaduto das Artes (viadutodasartes.com), um instigante espaço cultural na região do Barreiro, em Belo Horizonte, instalado sob dois viadutos e sintonizado com o conceito geral do Outros Territórios, de explorar as possibilidades de ativação de lacunas urbanas infraestruturais. Na segunda fase, as propostas serão discutidas com potenciais patrocinadores para que possam ser efetivamente construídas durante o Festival Cultural Outros Territórios, em planejamento para meados de 2019.

Produção editorial: Revista Grandes Construções – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral