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Conceito de Indústria 4.0 é o novo desafio para empresas brasileiras

Assessoria de Imprensa

29/11/2018 10h03 | Atualizada em 29/11/2018 13h32


O conceito de indústria 4.0 é um grande desafio para o mercado brasileiro de máquinas e equipamentos para construção.]

O conceito de Indústria 4.0, que envolve novos paradigmas de processo e trabalho, é um grande desafio para o mercado brasileiro. Em palestra sobre o tema, durante o primeiro dia da M&T Expo, em São Paulo, Thomas Junqueira Ulbrich, diretor da VDMA, associação alemã de fabricantes de máquinas, disse que a Indústria 4.0 “não é só uma questão de tecnologia nova, mas sobretudo de pensar em novos modelos e produtos”. Segundo ele, “o conceito estimula a pensar em como adquirir os produtos que certas máquinas fazem, e não em comprar a máquina em si”.

Como exemplo, ele citou os fabricantes de elevadores, que já entenderam que suas margens de lucro vêm dos serviços de manutenção e não das cabines que vendem. “Neste novo ambiente de negócios, serviço, manutenção e operação estão cada vez mais próximos”, afirmou.

Marco Aurélio Fernandes, representante da empresa de compressores Kaeser, explicou que a empresa já trabalha nesse conceito, vendendo uma mensalidade ao cliente brasileiro que precisa de uma rede de ar comprimido. Para isso, a

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O conceito de indústria 4.0 é um grande desafio para o mercado brasileiro de máquinas e equipamentos para construção.]

O conceito de Indústria 4.0, que envolve novos paradigmas de processo e trabalho, é um grande desafio para o mercado brasileiro. Em palestra sobre o tema, durante o primeiro dia da M&T Expo, em São Paulo, Thomas Junqueira Ulbrich, diretor da VDMA, associação alemã de fabricantes de máquinas, disse que a Indústria 4.0 “não é só uma questão de tecnologia nova, mas sobretudo de pensar em novos modelos e produtos”. Segundo ele, “o conceito estimula a pensar em como adquirir os produtos que certas máquinas fazem, e não em comprar a máquina em si”.

Como exemplo, ele citou os fabricantes de elevadores, que já entenderam que suas margens de lucro vêm dos serviços de manutenção e não das cabines que vendem. “Neste novo ambiente de negócios, serviço, manutenção e operação estão cada vez mais próximos”, afirmou.

Marco Aurélio Fernandes, representante da empresa de compressores Kaeser, explicou que a empresa já trabalha nesse conceito, vendendo uma mensalidade ao cliente brasileiro que precisa de uma rede de ar comprimido. Para isso, a Kaeser digitaliza o sistema, monitora o consumo remotamente e é capaz até de analisar o desempenho do consumo e oferecer soluções de otimização.

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