11 de julho de 2019
Voltar

INOVAÇÃO

Empresa lança solução que garante mais fluidez no trânsito

Sistema da empresa Pumatronix possibilita um melhor monitoramento, planejamento e análise do tráfego de veículos
Fonte: Assessoria de Imprensa

Com o aumento de veículos transitando todos os dias em vias públicas, soluções tecnológicas se tornam fundamentais para melhorar o fluxo nos centros urbanos, evitar congestionamentos, bloqueios dos cruzamentos e acidentes de trânsito.

Atenta a questões de mobilidade, a Pumatronix, empresa brasileira de alta tecnologia que fabrica e desenvolve soluções para ITS (Intelligent Transportation Systems) de alta acuracidade na captação e processamento de imagens, acaba de lançar a sua nova solução, o Vigia VL, que busca trazer um conceito de “onda verde” para as cidades, isto é, a sincronização dos semáforos.

O gerente de marketing da Pumatronix, Ian Robinson, explica que o Vigia-VL pretende entender o fluxo das ruas e das cidades e usar essa informação para fazer o planejamento dos semáforos, promovendo as “ondas verdes” tão apreciadas pelos motoristas.

“Com nossa solução, os semáforos podem ser programados, conforme horário e fluxo das diferentes vias”, conta.

Na direção da mobilidade, explica Robinson, o Vigia-VL é um sistema integrado a controladores semafóricos que possibilita um melhor monitoramento, planejamento e análise do tráfego de veículos por vídeo.

Essas análises são em tempo real, com monitoramento de até 16 faixas por controlador semafórico.

“A solução fornece informações para o sistema semafórico realizar a gestão do tráfego de forma adaptativa, com ajustes de temporização conforme o fluxo de cada via”, acrescenta o gerente de marketing da Pumatronix.