Economia
A gestora Farallon e a companhia de investimentos Mubadala, de Abu Dhabi, compraram a concessão rodoviária Rota das Bandeiras, da Odebrecht Rodovias, responsável por administrar 297 quilômetros do corredor Dom Pedro, no interior do Estado de São Paulo. O negócio foi fechado por R$ 1,650 bilhão, montante que envolve tanto pagamento à vista quanto desembolsos vinculados ao desempenho da rodovia após a aquisição (chamado “earn out”).
A Odebrecht deu a concessão em garantia a um empréstimo que contraiu no passado com a Farallon. A empresa, que detinha 100% do ativo, não saiu do negócio, ficou com uma participação minoritária ao redor de 15%. A Rota das Bandeiras é o principal ativo rodoviário da Odebrecht, cujo portfólio tem outras cinco estradas.
O acordo de compra e venda, assinado na noite de ontem, ainda está sujeito a uma série condições precedentes e aprovações regulatórias. A transferência do ativo para os novos donos depende do cumprimento dessas condições, mas a estimativa dos compradores é de que isso ocorra no intervalo de dois meses.
“Nossas participações serão divididas meio a meio e, caso o negócio seja fechado, controlaremos a Rota das Bandeiras em conjunto. A Mubadala tem uma visão de longo prazo e continuará avaliando oportunidades de investimento no Brasil, entre eles no setor de infraestrutura”, disse ao Valor o sócio-gestor da Farallon Latin America, Daniel Goldberg.
A aquisição da concessão rodoviária marca a entrada da Farallon no mercado de transportes no Brasil via equity — a empresa tradicionalmente atua como credora de empresas quando há escassez de capital disponível. Mas planeja expandir a atuação nas duas formas.
“Não estamos apenas investindo em transporte rodoviário, vemos oportunidades, tanto em crédito como em equity, em diversos outros setores, inclusive em infraestrutura”, disse o executivo, que foi presidente do banco Morgan Stanley no Brasil e secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça.
A Farallon tem investimentos em curso nos setores portuário e de transmissão, por exemplo. “Os problemas que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos criaram oportunidades de investimento em diversos campos. Acompanhamos de perto — e fomos bem ativos — em um momento de contração aguda da economia, agora é hora de nos prepararmos para um ciclo de expansão”, afirmou Goldberg.
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