FECHAR
FECHAR
25 de outubro de 2018
Voltar

Arquitetura

Fórum Mundial Niemeyer

Um evento em prol de uma sociedade e cidades mais justas, inclusivas, sustentáveis, eficientes e democráticas
Fonte: Assessoria de Imprensa

A primeira edição do Fórum Mundial Niemeyer, realizado entre os dias 16 e 19 de outubro – no Rio de Janeiro, reuniu 31 palestrantes do Brasil e do exterior. Durante o evento, os participantes abordaram temas muito além da arquitetura e o legado deixado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que abrange Políticas Urbanas, Cientificas e Culturais. Foram 04 dias intensos de reflexão e debates sobre o rumo e futuro da importância da arquitetura, como interventor no desenvolvimento das cidades de modo a torná-las mais inclusivas e humanas.

Na ocasião foram anunciadas três novos movimentos do Instituto Niemeyer: o Prêmio Global Niemeyer, a Escola Niemeyer e a Carta Niemeyer.

“O Prêmio Global Niemeyer é uma premiação de âmbito internacional que tem como objetivo promover e laurear a excelência de ações e projetos de políticas urbanas, culturais e científicas, pretendendo honrar o legado humanístico do meu bisavô, que sempre manteve um claro discurso político em favor de um mundo mais solidário. E ao homenagear práticas bem-sucedidas no âmbito da arquitetura, urbanismo e outras categorias, daremos voz a projetos de cunho social, técnico e artístico-cultural democráticos que precisam de atenção para maior visibilidade e apoio”, declara Paulo Sérgio Niemeyer – presidente do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais.

O Prêmio Global Niemeyer contemplará oito categorias:

  • Arquitetura e Humanismo;
  • Soluções Urbanas e Responsabilidade Social Artes de Cunho Social;
  • Ciência e Tecnologia à Serviço da Sociedade;
  • Esporte Solidário;
  • Acessibilidade;
  • Personalidade do Ano;
  • Sustentabilidade.

A ação contou apoio do Green Building Council Brasil, que premiará ações em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. E a pretensão é o Prêmio Global Niemeyer é ser uma espécie de Nobel de políticas urbanas sustentáveis, que será auferido a cada ano, tendo como corpo de Júri, pessoas de notório conhecimento em cada área contemplada, sob a curadoria do Instituto Niemeyer. E para sua primeira edição, em outubro de 2020, o Prêmio estará aberto para inscrições a partir de 15 de dezembro de 2018, data comemorativa de nascimento de Oscar Niemeyer e assim seguirá a cada ano.

Já a Escola Niemeyer tem o propósito difundir esta herança, não apenas arquitetônica, mas humanística. Para isso, o Instituto Niemeyer abrirá, em fevereiro de 2019, as inscrições para o seu primeiro curso: “Arquitetura e Humanidades" – com aulas com profissionais de atuação destacada em diversas áreas, de forma que o conjunto de diálogos dará acesso à formação mais ampla do profissional, estabelecendo-se como um espaço de excelência.

Produção editorial: Revista Grandes Construções – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral