03 de abril de 2019
Voltar

SUSTENTABILIDADE

Frente Parlamentar mista em defesa do saneamento é apresentada durante seminário

O objetivo da Frente Parlamentar é reivindicar uma atuação pública eficiente para o saneamento básico no Brasil
Fonte: Assessoria de Imprensa

Durante o 1° Seminário Internacional da Água realizado em Piracicaba, SP, pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes, foi lançado um manifesto com o propósito da criação da Frente Parlamentar Mista Pelo Saneamento, em que senadores, deputados federais, estaduais, sociedade civil organizada, além de especialistas nacionais e internacionais, reivindicam uma atuação pública eficiente para o saneamento básico no Brasil.

A proposta foi defendida pelo Deputado Federal Enrico Misasi durante sua fala na mesa de abertura do seminário.

Segundo Misasi, são necessárias mudanças efetivas em defesa do direito ao saneamento básico público e do seu fortalecimento, ampliando, assim, o debate sobre o tema.

“A nossa ação vai de encontro ao anseio que a sociedade busca, uma política renovada, corajosa e atuante. Vamos buscar soluções para tratar e distribuir água de qualidade onde hoje ela não chega, além da coleta e tratamento adequados dos esgotos”, declara Misasi.

A proposição pela criação da Frente Parlamentar Mista Pelo Saneamento foi amplamente aceita pelas autoridades presentes na composição da mesa de abertura, incluindo-se a assinatura de Ronaldo Nogueira, presidente da Funasa; Reinaldo Alguz, deputado estadual; Barjas Negri, prefeito de Piracicaba; José Antônio de Godoy, vice-prefeito de Piracicaba; Glaucio Atorre, subsecretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente; Enrico Misasi, deputado federal; e Carlos Roberto dos Santos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, representando Patrícia Iglesias, presidente da Cetesb.

Além de colher a assinatura das cerca de 400 pessoas presentes ao evento, o deputado Federal Enrico Misasi também organiza uma coleta de apoio digital por meio do site Avaaz, como apoio do Instituto Movimento Cidades Inteligentes.

Funasa anuncia mudança de nome

Durante o Seminário o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, anunciou a mudança de nome da entidade – Fundação Nacional de Saúde – que passará a se chamar Fundação Nacional de Saneamento e Água, como parte da mudança ocorrida no início do ano quando passou a integrar a pasta do Ministério do Desenvolvimento Nacional.

A fundação, com essa medida, deixa claro seu novo posicionamento em investimentos focados para melhorias no saneamento básico.