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Governo prevê R$ 300 bilhões em investimentos em rodovias até 2026

Ministério dos Transportes anunciou nova política de concessões nesta quinta-feira

Folha de S.Paulo

16/06/2023 08h38 | Atualizada em 21/06/2023 13h55


O Ministério dos Transportes apresentou na quinta-feira (15) uma nova política de concessões rodoviárias. Durante o anúncio, foi informado que o governo pretende contratar R$ 300 bilhões em investimentos no setor até o fim do mandato, em 2026.

Representantes do ministério disseram também que planejam investir R$ 70 bilhões em recuperação de estradas por meio do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), sendo que R$ 20 bilhões serão desembolsados ainda em 2023.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a nova política de concessões prevê mudar a forma de leilão e criar opções para evitar que os operadores tenham problemas para fechar as contas durante o período do contrato.

Projeta-se que 10 mil km dos 15 mil km de rodovias atualmente sob concessão estejam com algum tipo de problema, seja de devolução pela concessionária para relicitação, desequilíbrio nos contratos ou outra questão.

O ministério espera que, caso aprovada pelo TCU, a readequação desses contratos nos moldes que o governo implementará

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O Ministério dos Transportes apresentou na quinta-feira (15) uma nova política de concessões rodoviárias. Durante o anúncio, foi informado que o governo pretende contratar R$ 300 bilhões em investimentos no setor até o fim do mandato, em 2026.

Representantes do ministério disseram também que planejam investir R$ 70 bilhões em recuperação de estradas por meio do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), sendo que R$ 20 bilhões serão desembolsados ainda em 2023.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a nova política de concessões prevê mudar a forma de leilão e criar opções para evitar que os operadores tenham problemas para fechar as contas durante o período do contrato.

Projeta-se que 10 mil km dos 15 mil km de rodovias atualmente sob concessão estejam com algum tipo de problema, seja de devolução pela concessionária para relicitação, desequilíbrio nos contratos ou outra questão.

O ministério espera que, caso aprovada pelo TCU, a readequação desses contratos nos moldes que o governo implementará para os futuros leilões promova uma retomada dos investimentos pelas concessionárias, além da atração de novos investidores.

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