FECHAR
30 de abril de 2019
Voltar

LANÇAMENTOS

Índice de Antecedência da Atividade Imobiliária destaca as atividades do setor

O mais novo índice da associação terá o objetivo de antecipar os movimentos do ciclo do segmento
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), lança o Índice de Antecedência da Atividade Imobiliária.

O mais novo índice da associação, que será lançado no dia 7 de maio, terá o objetivo de antecipar os movimentos do ciclo do segmento.

O índice busca captar variações no comportamento dos agentes responsáveis pela ofertas nas fases preliminares ao desenvolvimento, construção e lançamento dos empreendimentos, por meio da coleta de dados sobre emissão de alvarás que autorizam as primeiras fases da execução de um projeto. Com índice será possível antecipar os movimentos do ciclo econômico do mercado imobiliário.

A Abrainc entende que os indicadores são uma forma de trazer maior transparência e previsibilidade, não somente aos investidores, mas todos os stakeholders envolvidos na atividade do segmento.

O índice de Antecedência da Atividade Imobiliária vem incrementar a família de índices Abrainc – Fipe, que são: os Indicadores Mensais (vendas, lançamentos, oferta e distrato) e o Radar Trimestral, que sintetiza o comportamento de um conjunto de variáveis relevantes para o setor, permitindo uma leitura ágil das condições atuais do mercado.

Segundo a Associação, o investimento em novas metodologias e índices é mais um importante passo dado pela Abrainc na constante busco pelo desenvolvimento da atividade imobiliária.