FECHAR
FECHAR
20 de dezembro de 2018
Voltar

Pesquisa e Desenvolvimento

Jaqueta infantil para colorir é a vencedora do Desafio Tyvek® Builders da DuPont

Protótipo criado por estudantes do Senai une roupa e brincadeira em um só produto; mochila regulável e jaqueta que vira saco de dormir também foram premiadas
Fonte: Assessoria de Imprensa

Uma jaqueta infantil com estampas, cores e desenhos criados pela imaginação da criança. Essa foi a ideia campeã da terceira edição do Concurso Cultural Tyvek® Builders, da DuPont, que incentiva empreendedores a criar produtos inovadores com a marca líder em nãotecidos.

O projeto vencedor foi idealizado por quatro alunas do curso de Técnico em Vestuário do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “É uma jaqueta inicialmente branca que pode ser customizada pela própria criança. O Tyvek® permite receber tinta, canetinha, giz, lápis de cor. Depois, pode ser lavado para uma nova brincadeira. O limite é a imaginação”, afirma a estudante Erica Macedo Dionizio, 18 anos, integrante do grupocampeão.

A segunda colocação ficou com uma mochila regulável que, ao mesmo tempo em que é capaz de carregar grandes objetos, pode ser dobrada quando não está em uso. O terceiro lugar ficou uma jaqueta que vira saco de dormir.

Os três primeiros colocados foram premiados com 100 m, 70 m e 50 m de Tyvek®, respectivamente, além de três sessões de mentoria oferecida pela iniciativa Empreendedores Compulsivos, parceira do desafio. Os outros seis finalistas receberão mentoria coletiva para dar sequência a seus projetos. Cada um dos nove finalistas ganhou, ainda, dois ingressos para a Campus Party Brasil 2019.

 

A cerimônia de premiação foi realizada dia 13 de dezembro, em São Paulo. Durante o evento, os nove finalistas tiveram que “vender” suas ideias a uma banca com cinco especialistas da área, que decretaram os três vencedores. No total, 71 projetos inscritos pelo site tyvek.builders. O concurso contou com uma série de etapas, incluindo um hackaton (maratona de inovação), em novembro, para dar vida a seus projetos, mostrando as infinitas possibilidades de aplicação do material.

Oportunidade e potencial

“O Tyvek® tem uma capacidade de se retrair que não encontrei em nenhum outro material. Além disso, é leve e impermeável, mais duas características essenciais que tornaram meu projeto possível”, diz a diretora de arte Mariana Cristal Hui, 33 anos, idealizadora da mochila regulável. O protótipo, mais alongado que uma mochila comum, é capaz de se expandir para carregar objetos grandes, como skates e tapetes de ioga. Após o uso, o produto pode ser dobrado, ocupando espaço mínimo.