FECHAR
21 de novembro de 2019
Voltar

SERVIÇOS

Programa de fidelidade contribui para o crescimento do varejo na construção

Ecossistema de fidelidade contou com o apoio da Vertem para acelerar crescimento
Fonte: Assessoria de Imprensa

Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), no ano de 2019 o varejo de material de construção cresceu 3,5% até setembro, ultrapassando a marca dos R$ 125 bilhões.

No Brasil, a área é formada, em sua maioria, por pequenos e médios comerciantes. Dentro de um universo total de 140 mil lojas, 50% não contam com uma gestão profissionalizada, conforme apontou levantamento do Juntos Somos Mais em 2019.

Apostando nesse segmento, a empresa – que tem como acionistas a Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre – reestruturou e escalou o maior programa de fidelidade do varejo de construção civil do Brasil com o auxílio da Vertem.

Trata-se um modelo inédito de marketplace de recompensas. A Vertem, holding que conta com empresas das áreas de fidelidade, inteligência de dados e tecnologia, atua no projeto por meio das startups Aberto, de engajamento personalizado dos consumidores com os varejo,, e Power Of Data, que aplica Big Data e Analytics de forma massificada.

Com essa estrutura, a Vertem auxiliou na ampliação da oferta de itens do portfólio do programa de fidelidade Juntos Somos Mais, que cresceu 40 vezes, saltando de 500 produtos para mais de 20 mil itens.

Segundo Antonio Serrano, CEO do Juntos Somos Mais, a empresa também ajudou...


Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), no ano de 2019 o varejo de material de construção cresceu 3,5% até setembro, ultrapassando a marca dos R$ 125 bilhões.

No Brasil, a área é formada, em sua maioria, por pequenos e médios comerciantes. Dentro de um universo total de 140 mil lojas, 50% não contam com uma gestão profissionalizada, conforme apontou levantamento do Juntos Somos Mais em 2019.

Apostando nesse segmento, a empresa – que tem como acionistas a Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre – reestruturou e escalou o maior programa de fidelidade do varejo de construção civil do Brasil com o auxílio da Vertem.

Trata-se um modelo inédito de marketplace de recompensas. A Vertem, holding que conta com empresas das áreas de fidelidade, inteligência de dados e tecnologia, atua no projeto por meio das startups Aberto, de engajamento personalizado dos consumidores com os varejo,, e Power Of Data, que aplica Big Data e Analytics de forma massificada.

Com essa estrutura, a Vertem auxiliou na ampliação da oferta de itens do portfólio do programa de fidelidade Juntos Somos Mais, que cresceu 40 vezes, saltando de 500 produtos para mais de 20 mil itens.

Segundo Antonio Serrano, CEO do Juntos Somos Mais, a empresa também ajudou a reduzir o prazo de entrega dos prêmios, que inicialmente era de mais de 30 dias, para, em alguns casos, até 1 dia.

“O benefício tem sido amplamente reconhecido pelos mais de 200 mil profissionais cadastrados, que estão bastante satisfeitos com a ampla gama de opções e a agilidade na entrega: já são mais de 350 mil resgates desde a criação do programa”, diz Serrano.

Todos os prêmios são voltados para o desenvolvimento profissional de cada um dos públicos e incluem itens como empilhadeira, computadores, sistemas de gestão, cursos profissionalizantes, ferramentas e ações de responsabilidade social dentro das comunidades locais. O ecossistema é acessado por meios digitais, como website e aplicativos de smartphones.

Atualmente, o Juntos Somos Mais possui mais de 60 mil lojas, 200 mil profissionais cadastrados e 21 empresas participantes, totalizando cerca de 1.2 bilhão de pontos emitidos.

Emerson Moreira, CEO da Vertem, explica que, durante o projeto, o principal desafio foi customizar alguns aspectos do programa de fidelidade.

"Alguns prêmios são personalizados, como, por exemplo, a renovação de fachada da loja. A Vertem e o Juntos Somos Mais trabalharam em conjunto na curadoria do marketplace, no desenvolvimento de novos fornecedores e nas customizações técnicas para poder oferecer o maior número possível de opções de resgates, respeitando o propósito de focar no desenvolvimento do varejo e transformação dos profissionais, afirma Moreira.

"Para este projeto, também pudemos contar com a parceria da LTM Fidelidade, empresa do grupo que contribuiu com a gestão e o atendimento dos participantes ao disponibilizar APIs no marketplace da empresa para o resgate de prêmios e recompensas", afirma o CEO do Juntos Somos Mais.

O programa Juntos Somos Mais é destinado a varejistas, vendedores de lojas e profissionais de obra.

Após realizar o cadastro, é só começar a juntar pontos comprando produtos de uma das mais de 20 marcas parcerias que incluem nomes como Votorantim Cimentos, Gerdau, Tigre, Vedacit e Bosch, entre outros.