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Rodovias: desafios e oportunidades, por Guilherme Ramos

A situação das vias no Brasil é um problema, mas também esconde grandes oportunidades

DCI

24/05/2018 08h41 | Atualizada em 24/05/2018 12h18


A questão da infraestrutura viária e rodoviária no Brasil será um dos grandes desafios para os governantes que assumirão em 2019, na busca de promover a competitividade e o desenvolvimento. As vias e rodovias do país, por onde passam mais de 60% das cargas e 95% dos passageiros, têm apresentado, de forma geral, baixa qualidade e a falta de manutenção, o que gera impactos na economia. Essa falta de investimentos acrescenta custos à logística, encarece o frete e compromete a competitividade de quem depende do escoamento de mercadorias em um país de dimensão continental.

Por outro lado, quem atua diretamente nessa área, como os setores de máquinas, cimento, asfalto, geotecnia, têm buscado agregar tecnologia e inovação a seus produtos e soluções para alcançarem a competitividade nos negócios, mesmo na crise.

Parece óbvio, mas neste momento em que é preciso olhar para os gargalos em busca de soluções inovadoras e competitivas que possam capacitar o Brasil para trilhar rotas de sucesso econômico, é fundamental estabelecer planejamento de médio e longo prazo que possibilite investimentos constantes e a reestruturação das condições de competitividade.

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A questão da infraestrutura viária e rodoviária no Brasil será um dos grandes desafios para os governantes que assumirão em 2019, na busca de promover a competitividade e o desenvolvimento. As vias e rodovias do país, por onde passam mais de 60% das cargas e 95% dos passageiros, têm apresentado, de forma geral, baixa qualidade e a falta de manutenção, o que gera impactos na economia. Essa falta de investimentos acrescenta custos à logística, encarece o frete e compromete a competitividade de quem depende do escoamento de mercadorias em um país de dimensão continental.

Por outro lado, quem atua diretamente nessa área, como os setores de máquinas, cimento, asfalto, geotecnia, têm buscado agregar tecnologia e inovação a seus produtos e soluções para alcançarem a competitividade nos negócios, mesmo na crise.

Parece óbvio, mas neste momento em que é preciso olhar para os gargalos em busca de soluções inovadoras e competitivas que possam capacitar o Brasil para trilhar rotas de sucesso econômico, é fundamental estabelecer planejamento de médio e longo prazo que possibilite investimentos constantes e a reestruturação das condições de competitividade.

Assim, ações que fomentam o debate sobre o setor, que apresentam as inovações ao mercado e aproximam discussão e prática são primordiais.

O Brasil tem se transformado também nesse aspecto. Os modelos de feiras, exposições e encontros de negócios tem se modificado para atender melhor, tanto quem expõe, quanto quem visita. A otimização dos recursos, o foco na difusão de informações a cada segmento, o uso planejado do tempo investido nesses eventos com vistas aos negócios são, cada vez mais, o foco de quem promove esse tipo de encontro.

No setor de infraestrutura de vias e rodovias não é diferente. Para que seja criado um ambiente propício, de conferências e exposição, que ofereça resultados práticos para engenheiros, concessionárias de rodovias, empresas do setor e todas as esferas de governo, é necessário um novo olhar para os eventos voltados a esse segmento.

Conciliar as demandas do mercado ao conhecimento prático e às inovações tecnológicas em fóruns dessa natureza, será o caminho para o fomento de negócios e para os novos rumos às melhorias tão necessárias ao desenvolvimento ao Brasil.

Guilherme Ramos é engenheiro civil e diretor do Paving Expo & Conference

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