FECHAR
01 de fevereiro de 2018
Voltar

Mercado

Rumo ao sucesso

Acionamento integrado acelera a montagem de máquinas para dobra de vergalhões
Fonte: Assessoria de Imprensa

Procurando formas de melhorar o uso de suas máquinas e de economizar em custos de fabricação, a empresa sueca Comeco decidiu lançar uma nova linha de dobradeiras de vergalhões com acionamentos elétricos em vez de hidráulicos. A Nord Drivesystems apoiou a empresa desde a fase inicial de planejamento até à produção, configurando um acionamento vetorial CA com um CLP integrado que controla todas as funções da máquina. Esta solução é mais simples, mais robusta e de manutenção mais fácil. Além de motivos como a economia de peças adquiridas e o tempo de montagem que foi reduzido pela metade.

De maneira a satisfazer as demandas das empresas de construção e aluguel, a Comeco, fabricante sueca de pequeno porte, oferece dobradeiras para vergalhões com diferentes diâmetros. Trabalhar com a Nord Drivesystems permitiu-lhes readaptar uma linha para vergalhões com diâmetros de até 20 mm com acionamentos elétricos, estando atualmente trabalhando em outra linha para diâmetros de até 40 mm. Inicialmente, a Comeco projetava dobradeiras de vergalhões com acionamentos hidráulicos - uma escolha comum para este tipo de máquinas. Mas os especialistas em máquinas para canteiros de obras detectaram vários problemas com essa tecnologia testada e comprovada. Fredric Hallberg, proprietário e gestor da Comeco, declara: "Desenvolvemos dois modelos de dobradeiras hidráulicas do zero. O sistema hidráulico é muito complexo. A instalação da unidade de potência hidráulica, da rede de tubulação e dos sensores demora muito tempo. O design dessa máquina é muito mais complexo e mais suscetível a problemas do que o de nossas novas máquinas eletromecânicas." Por este motivo, a Comeco pesquisou maneiras de tornar as máquinas mais robustas e, idealmente, cuja construção fosse mais barata. "Analisando projetos da concorrência, descobrimos que era possível construir as máquinas de maneira mais barata com acionamentos elétricos", lembra Hallberg. "Isso era importante para nós, conseguirmos integrar funcionalidade de ponta e proporcionar aos usuários mais valor e mais conforto do que com as máquinas de qualidade inferior disponíveis no mercado."

Alta capacidade de uso

A Comeco pretendia que todas as funções das máquinas fossem controladas por um CLP. Para isso, a Nord propôs o acionamento vetorial CA NORDAC FLEX. O inversor montado no motor integra um CLP para controle da velocidade e posicionamento. Os operadores das máquinas podem selecionar entre duas velocidades de acordo com seus níveis de competências e a espessura dos vergalhões de aço. A máquina para vergalhões de 20 mm permite a programação de dois ângulos em simultâneo - assim, os operadores podem alternar convenientemente entre uma configuração e outra pressionando um botão de comutação. Apesar de suas dimensões extremamente compactas, os motoredutores de eixo paralelo desses sistemas de acionamento fornecem torques elevados. A NORD fabrica todos os componentes, garantindo assim uma alta eficiência e perdas mínimas.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral