FECHAR
12 de setembro de 2019
Voltar

INFRAESTRUTURA

Secretário dos Transportes Metropolitanos de SP apresenta projetos em andamento

Secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo falou sobre as diversas obras para o setor no Estado
Fonte: Assessoria de Imprensa

Alexandre Baldy, Secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, encerrou no dia 6 de setembro a 25° edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária ao apresentar o que o Governo do Estado tem feito para impulsionar o setor metroferroviário.

“É muito importante compartilhar desse momento de entusiasmo, no qual podemos voltar a acreditar nos projetos de infraestrutura, especialmente nos de mobilidade”, disse.

Adotando o lema de buscar uma nova forma de olhar e pensar os problemas atuais, para desenvolver soluções inovadoras, Baldy apresentou os principais projetos realizados pela Secretaria recentemente.

Entre eles está o Expresso Leste – Mogi, que foi entregue em abril de 2019 para atender a uma reivindicação antiga dos moradores do Alto Tietê.

“A CPTM realizou obras de energia para implantar de forma integral o Expresso Leste – Mogi na Linha 11 – Coral, beneficiando cerca de 30 mil passageiros por dia”, disse. Outra iniciativa que trouxe ganhos significativos para a população foi o Expresso Linha 10+, que funciona aos sábados e contribui diretamente com o comércio da cidade de São Paulo.

“Por fim, o serviço Connect da linha 13 – Jade foi ampliado, aumentando de 12 para 21 o número de viagens nos dois sentidos.

No que diz respeito às inovações tecnológicas, Baldy citou a criação do aplicativo multimodal, que oferece informações sobre trajetos, previsões de chegadas e ocorrências operacionais, e do bilhete QRCode, que já está em período de testes na CPTM e no Metrô.

“Além disso, estamos fazendo a contratação de um novo sistema de monitoração eletrônica por imagem para as Linhas 1,2 e 3 do Metrô. O sistema será totalmente digital e incluirá funções inteligentes, como reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas”, pontuou.

O Secretário falou, ainda, sobre a importante atuação da iniciativa privada em diversos projetos, como é o caso da construção da Estação João Dias, na linha 9-Esmeralda, que liga Osasco ao Grajaú. Outro exemplo citado foi a ligação da Linha 13-Jade aos terminais do aeroporto de Guarulhos, que receberá investimento por parte do GRU Airport e deve ser entregue até maio de 2021.