23 de maio de 2019
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INOVAÇÃO

Tecnologia aliada à indústria

Valmet Performance Center América do Sul aumenta a produtividade das fábricas de papel, celulose e energia a partir da análise de dados para otimização de processos, prevenção de falhas e suporte remoto
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Valmet, empresa de origem finlandesa, voltada para o desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia lançou na América do Sul o Valmet Performance Center, plataforma de atendimento remoto que realiza análise de dados, diagnóstico de equipamentos e processos para melhorar a performance dos clientes.

Por meio deste centro localizado em Araucária, PR, os especialistas da Valmet se conectam aos outros Valmet Performance Center espalhados pelo mundo.

Seus profissionais monitoram e analisam os dados de operações dos clientes, de forma confidencial e segura, identificando otimizações de performance, prevenindo problemas e solucionando pontos críticos.

"O Valmet Performance Center é uma ferramenta com o intuito de otimizar processos, pois se transforma em ganhos exponenciais em economia de químicos, cerca de 10%, e de aumento de produção e geração de energia”, comenta Fernando Scucuglia, diretor da área de celulose e energia da Valmet na América do Sul.

No Brasil, um dos principais produtores de papel e celulose do mundo, a escala de volume gerado nas fábricas é de grande magnitude e paradas não programadas representam prejuízos milionários.

“Com produção de cinco mil toneladas por dia, em média, antecipar os problemas e evitar paradas não necessárias podem evitar prejuízos diários de até R$ 40 milhões”, explica Celso Tacla, presidente da Valmet na América do Sul.

Internet industrial

Análise de desempenho de processo nas fábricas e monitoramento remoto de equipamentos são alguns dos diferenciais do Valmet Performance Center, que já está disponível em outras unidades espalhadas pelo mundo, afirma Tacla.

Oferece alta tecnologia nas conexões remotas com as fábricas e, por meio de aplicações de internet industrial, possibilita, por exemplo, predição de falhas, monitoramento de performance e otimização de processos, agilizando o suporte e o atendimento aos clientes.