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Túnel de desvio, em Chicago, emprega TBM reconfigurado da Robbins

Em Chicago, Illinois, o túnel de desvio de águas pluviais do Albany Park, que irá evitar as constantes inundações no loca, está quase pronto.

Assessoria de Imprensa

01/03/2018 09h39 | Atualizada em 01/03/2018 18h38


A obra, a cargo da USA Kenny Construction, foi iniciada em agosto e contou com o apoio decisivo do veterano TBM  (tunnel boring machine), fabricado e modificado pela Robbins para poder atuar especificamente naquela obra.  A expectativa é que o túnel comece a funcionar em abril de 2018. Quando os níveis de água do rio Chicago atingirem os estágios de inundação, o túnel irá desviar um fluxo de 65 metros cúbicos (2.300 pés cúbicos) de água por segundo e depositá-lo no canal North Shore.

Os planos de construção do túnel começaram em 2013, depois que as condições de inundação tornaram-se tão graves que os moradores tiveram de ser evacuados do local por meio de  barco. Mas o TBM da Robbins começou a perfurar o túnel somente no final de agosto de 2017, ajudando a concluir a obra dentro do prazo.

O TBM, também conhecido como "Keri", ja pertencia à Kenny Construction desde a década de 1990 e foi usado em vários projetos anteriores. "A máquina atravessou o eixo de entrada, e em seguida foi desmontada e removida", disse Clay Spellman, Gerente de Projeto da Kenny Construction.

Devido à localização do projeto em um bairro residencial, havia restrições no local quanto ao período em que a máquina

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A obra, a cargo da USA Kenny Construction, foi iniciada em agosto e contou com o apoio decisivo do veterano TBM  (tunnel boring machine), fabricado e modificado pela Robbins para poder atuar especificamente naquela obra.  A expectativa é que o túnel comece a funcionar em abril de 2018. Quando os níveis de água do rio Chicago atingirem os estágios de inundação, o túnel irá desviar um fluxo de 65 metros cúbicos (2.300 pés cúbicos) de água por segundo e depositá-lo no canal North Shore.

Os planos de construção do túnel começaram em 2013, depois que as condições de inundação tornaram-se tão graves que os moradores tiveram de ser evacuados do local por meio de  barco. Mas o TBM da Robbins começou a perfurar o túnel somente no final de agosto de 2017, ajudando a concluir a obra dentro do prazo.

O TBM, também conhecido como "Keri", ja pertencia à Kenny Construction desde a década de 1990 e foi usado em vários projetos anteriores. "A máquina atravessou o eixo de entrada, e em seguida foi desmontada e removida", disse Clay Spellman, Gerente de Projeto da Kenny Construction.

Devido à localização do projeto em um bairro residencial, havia restrições no local quanto ao período em que a máquina poderia operar e a freqüência em que o jateamento seria permitido por dia. Apesar dessas limitações, o TBM alcançou o melhor dia de 39,5 m (129,7 pés) e a melhor semana (5 dias) de 146,4 m (480,4 pés). "Durante a perfuração, encontramos cerca de 30,4 m (100 pés) de terreno fraturado que teve que ser suportado com canais laminados, tiras e 19 anéis de aço de círculo completo", disse Spellman.

Para o Projeto Albany Park, Keri foi reconstruída pela Kenny Construction com modificações no tamanho projetadas pela própria Robbins. A máquina foi modificada de 5,2 m (17,2 pés) para 6,2 m (20,4 pés) de diâmetro para atender às especificações do projeto."Modificações extensas também foram feitas no subsolo para a máquina para instalar rolhas de pedra e colocar o aço do anel sob o escudo do telhado", acrescentou o Spellman.

"Reconstruir TBMs sempre foi uma parte essencial do negócio da Robbins. A maioria dos clientes reconhece imediatamente que uma máquina reconstruída com sistemas atualizados pode oferecer um valor excepcional sem aumentar o risco, e uma máquina reconstruída geralmente pode ser entregue mais rápido ", disse Steve Smading, gerente de engenharia Robbins. "Embora as vantagens financeiras e de programação sejam óbvias, a flexibilidade do equipamento usado pode ser menos óbvia. Os diâmetros podem ser aumentados ou diminuídos e as configurações da máquina podem ser alteradas. Por exemplo, um Single Shield pode ser reconfigurado como um Double Shield ou vice-versa, e um Main Beam TBM pode ser reconfigurado como uma máquina blindada. As máquinas de terra suave podem ser configuradas para diferentes geologias e podem ser configuradas como Slurry ou EPB. "

Mais de 50% de todos os tipos principais de TBMs já fabricados pela Robbins foram usados em três ou mais projetos. Muitos deles estão se aproximando de mais de 50 km (31 mi) de uso. Antes de ser de propriedade da Kenny, Keri  perfurou com êxito túneis na República Dominicana, Arábia Saudita, Nova York e Chicago - totalizando pelo menos 19,5 km (12 mi) de túnel.

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