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Volvo CE exporta 50 caminhões articulados para a Europa durante pandemia

Com a interrupção temporária de produção na Suécia em março, no início da pandemia da Covid19, a fábrica brasileira de equipamentos de construção da Volvo ficou responsável por complementar as entregas de caminhões articulados modelo A30G para o continente Europeu em 2020

Assessoria de Imprensa

13/08/2020 11h00 | Atualizada em 13/08/2020 12h57


Integrada ao sistema de produção global da marca e com forte perfil exportador, a unidade da Volvo em Pederneiras, SP, mais uma vez foi acionada para suprir a demanda de mercados fora de sua região de fornecimento habitual.

No momento da eclosão da pandemia da Covid19 na Europa, a Volvo Construction Equipment optou pela fabricação de 50 caminhões articulados no Brasil, diante da impossibilidade temporária de produzir essas unidades em sua matriz na Suécia.

“Somos reconhecidos por nossa flexibilidade industrial e alta qualidade. Estamos totalmente preparados para atender às necessidades de qualquer mercado Volvo no mundo”, afirma Wladimir Garcia, vice-presidente de operações industriais da Volvo CE na América Latina.

As unidades do A30G brasileiro seguirão para a Noruega, Inglaterra, Polônia, Alemanha, Bélgica, França e também Israel, no Oriente Médio.

“Devido ao alto valor agregado deste tipo de máquina, esse volume de 50 caminhões articulados é bastante expressivo”, argumenta Massami Murakami, diretor de planejamento estratégico da Volvo CE na Améri

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Integrada ao sistema de produção global da marca e com forte perfil exportador, a unidade da Volvo em Pederneiras, SP, mais uma vez foi acionada para suprir a demanda de mercados fora de sua região de fornecimento habitual.

No momento da eclosão da pandemia da Covid19 na Europa, a Volvo Construction Equipment optou pela fabricação de 50 caminhões articulados no Brasil, diante da impossibilidade temporária de produzir essas unidades em sua matriz na Suécia.

“Somos reconhecidos por nossa flexibilidade industrial e alta qualidade. Estamos totalmente preparados para atender às necessidades de qualquer mercado Volvo no mundo”, afirma Wladimir Garcia, vice-presidente de operações industriais da Volvo CE na América Latina.

As unidades do A30G brasileiro seguirão para a Noruega, Inglaterra, Polônia, Alemanha, Bélgica, França e também Israel, no Oriente Médio.

“Devido ao alto valor agregado deste tipo de máquina, esse volume de 50 caminhões articulados é bastante expressivo”, argumenta Massami Murakami, diretor de planejamento estratégico da Volvo CE na América Latina.

De acordo com o executivo, as primeiras unidades já estão sendo embarcadas no porto de Santos, SP, e as entregas seguem até setembro.

Além desse lote para a Europa, os articulados fabricados no Brasil são exportados para os Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Oceania, para diversos países da América Latina e também distribuídos no próprio mercado brasileiro. A Volvo é a única marca a fabricar caminhões articulados no Brasil, sendo esse produto homologado pelo Finame.

Exportações regulares
Não é a primeira vez que a fábrica brasileira é acionada para atender mercados não habituais.

“Em 2017 já havíamos exportado caminhões articulados para a Europa. A excelente qualidade dos nossos produtos, apontado por auditorias globais da Volvo, tem sido também reconhecida pelos clientes do mundo todo”, assegura Garcia.

Atualmente cerca de 50% dos equipamentos de construção fabricados pela Volvo no Brasil seguem para o exterior. Além de caminhões articulados, a planta do interior de São Paulo produz também pás carregadeiras, escavadeiras e rolos compactadores.

A unidade da Volvo em Pederneiras é referência pelo pioneirismo na incorporação de conceitos de manufatura enxuta na indústria de equipamentos, o que traz grande flexibilidade para otimizar processos na planta, afirma o executivo.

Como exemplo, há alguns anos a fábrica inovou ao criar uma linha de produção única para pás carregadeiras e caminhões articulados. A mudança reduziu o tempo de montagem em 12%, com ganhos de logística industrial e melhor aproveitamento da capacidade instalada.

Fundada em 1975 como uma planta Clark Equipamentos, a fábrica passou por diversas fusões e incorporações até tornar-se uma unidade Volvo em 1995. Atualmente emprega 375 funcionários diretos.

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