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Prefeitura de Hortolândia retoma obra de acesso à Estaiada

R$ 58,2 milhões para a construção de um viaduto e de estações de embarque

DCI

19/04/2018 10h20 | Atualizada em 19/04/2018 14h40


A prefeitura de Hortolândia retomou a limpeza do terreno do Jardim Novo Ângulo, próximo da Ponte Estaiada, onde a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) construirá o acesso à ponte.

A Prefeitura acompanha a retomada das obras remanescentes do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares, que terá a ponte como parte do traçado para o corredor expresso de ônibus, com acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101).

Os trabalhos em andamento vão priorizar a Ponte Estaiada, com pavimentação da estrutura e construção do acesso pelo Jd. Novo Ângulo. Quando começar a funcionar, a ponte vai integrar as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, além de facilitar o acesso à rodovia SP-101.

Para colocar a estrutura em operação, a prefeitura finaliza a construção de uma rampa de acesso à estrutura, pelo Jd. Santa Rita de Cássia, e aguarda a execução da parte que cabe ao Estado. “A Ponte Estaiada será uma das marcas deste viário importantíssimo para toda a região, pois vai reorganizar o trânsito”, destacou o prefeito Angelo Perugini, reafirmando a parceria entre a Prefeitura e o Estado para a retomada das obras. Com a continuidade do traç

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A prefeitura de Hortolândia retomou a limpeza do terreno do Jardim Novo Ângulo, próximo da Ponte Estaiada, onde a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) construirá o acesso à ponte.

A Prefeitura acompanha a retomada das obras remanescentes do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares, que terá a ponte como parte do traçado para o corredor expresso de ônibus, com acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101).

Os trabalhos em andamento vão priorizar a Ponte Estaiada, com pavimentação da estrutura e construção do acesso pelo Jd. Novo Ângulo. Quando começar a funcionar, a ponte vai integrar as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, além de facilitar o acesso à rodovia SP-101.

Para colocar a estrutura em operação, a prefeitura finaliza a construção de uma rampa de acesso à estrutura, pelo Jd. Santa Rita de Cássia, e aguarda a execução da parte que cabe ao Estado. “A Ponte Estaiada será uma das marcas deste viário importantíssimo para toda a região, pois vai reorganizar o trânsito”, destacou o prefeito Angelo Perugini, reafirmando a parceria entre a Prefeitura e o Estado para a retomada das obras. Com a continuidade do traçado, a tendência é que o tráfego de veículos pela ponte seja viabilizado e o trânsito regional, reorganizado.

Investimento

O Estado investe R$ 58,2 milhões nas obras em Hortolândia, que incluem a interligação da avenida Olívio Franceschini com a ponte; o viário da ponte até a SP-101, com duas alças de acesso do Corredor à rodovia, nos sentidos Monte Mor e Campinas; duas estações de transferência nos bairros Peron e Rosolen; cinco estações de embarque e desembarque; além de um Centro de Controle Operacional (CCO), na avenida Olívio Franceschini; e de um viaduto na rodovia SP-101, na altura do Jardim Rosolen. Posteriormente, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) fará um dispositivo de acesso na SP-101, unindo o Corredor à rodovia.

Desde que Perugini assumiu a prefeitura, tem solicitado ao Estado a retomada das obras do Corredor Metropolitano, necessárias para liberar a Ponte Estaiada para a passagem de veículos. Em agosto do ano passado, o Estado autorizou a publicação do edital de licitação para o serviço. Na ocasião, o então governador Geraldo Alckmin garantiu que a retomada das obras aconteceria pela Ponte Estaiada.

O projeto para construção da ponte teve início em 2011, na gestão anterior de Perugini. A estrutura tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada evitará que o trânsito regional, que seguirá pelo Corredor Metropolitano, entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação. Isso porque o projeto do Corredor Metropolitano prevê que, a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional siga pela avenida da Emancipação até a rodovia SP-101.

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