Enquetes (Resultados)
27 de setembro de 2013

Para o leitor da revista Grandes Construções, mercado financeiro remunera engenheiro melhor que construtoras

Apesar da demanda elevada de mão de obra qualificada, o desafio das construtoras é conter evasão de engenheiros para outras carreiras.

As causas apontadas são diversas. Entre as mais citadas estão a remuneração não compatível com o mercado, seguida da sazonalidade e a redução da qualidade de vida. Esta é agravada, em geral, pela distância entre os locais de residência e de trabalho; sem receber a devida compensação financeira, muitos acabam desistindo da área por causa dos gastos com transporte.

No entanto, não é apenas a área financeira que tem despertado o interesse dos engenheiros. Foram citados também alguns fatores como concursos públicos, cargos relacionados à gestão e produção e mesmo TI como potenciais substitutos para as carreiras da engenharia.

Segundo nossos leitores, essa migração poderia ser resolvida tão somente com melhorias na remuneração e nos benefícios.

Para 76% dos leitores, as construtoras têm condições de competir com as instituições financeiras no quesito remuneração. Para isso, bastaria tomar algumas medidas como investir na industrialização de processos construtivos e racionalização.

Quando questionados se a importação de mão de obra poderia ser uma solução, a resposta positiva foi contundente. 81% dos entrevistados opinaram que essa seria uma solução plausível, fato que já ocorre em algumas áreas como a petrolífera e de telecomunicações. Mas, mesmo sendo contrários, na situação inevitável de importação de mão de obra, 97% acham que a grade curricular dos profissionais deve ser submetidas ao Crea.

Para concluir, 70% dos leitores opinaram que essa evasão é perceptível, devido à experiência pessoal ou por causa de observação.

Comentários de nossos leitores

Marco Antonio Machado Júnior

Espero maior união entre a classe dos engenheiros. E maior apoio do CREA aos profissionais da engenharia.

Fernando José Perez

Hoje a área de construção civil está absorvendo a mão de obra. O grande problema é a sazonalidade de nosso ramo. Importante que o CREA volte a ter a câmara setorial de segurança do trabalho para uma melhor configuração profissional, pois estamos necessitando muito de um reforço tanto legal como institucional.

Leandro Elias

Não percebo essa evasão pois o mercado está aquecido, apesar de já mostrar indícios de queda de vagas em algumas grandes empresas.

Sou a favor da mão de obra estrangeira se for experiente; mas recém-formados, não. Precisamos de pessoas experientes para troca de conhecimento.

Pedro Luiz Stahl

O mercado financeiro tem atraído engenheiros porque remuneram melhor e a solução é o mercado da construção remunerar melhor. Com a valorização dos profissionais brasileiros não precisaremos importar.

Gilberto Celso Hosins

Os bancos têm muito mais poder de fogo para atrair profissionais, pois há uma concorrência entre eles. Porém, um órgão mediador faz com que eles tenham uma rentabilidade muito maior que a maioria dos setores da economia.

A importação de mão de obra somente cria um clima de descontentamento na área receptora desta importação. O ideal é formarmos tais profissionais em casa; porém, como estamos uns 20 anos atrasados nesta decisão, hoje estamos tão escassos que talvez seja necessário importar mestres do conhecimento de engenharia para melhorar a capacidade de formação. Não por não termos estes, mas pela baixa quantidade.

Manuel Joaquim de Almeida Filho

Uma parte dos Engenheiros está se direcionando para áreas ligadas a bancos, seguradoras, corretoras de valores e outras atividades ligadas ao mercado financeiro. Uma parte opta por negócios próprios que envolvam um segmento específico de fornecimento de serviços para o próprio setor da construção.

Não creio que faltem engenheiros. Falta planejamento e falta conhecimento por quem busca contratá-los. Uma política clara de cargos e salários e a real valorização da formação e da capacidade do profissional por parte das empresas pode resolver essa evasão.

 

 

 

Adicionar comentário

IMPORTANTE: Política dos comentários.


Código de segurança
Atualizar

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral - Apoio editorial: Revista Grandes Construções. Reprodução apenas com permissão dos editores e com o devido crédito.

Segurança e Privacidade