Matérias > Edição 71 > Eventos > Construction Summit 2016
15 de julho de 2016 - 13h30

Startups para a indústria da construção

A Construction Summit 2016 reservou espaço para a apresentação de soluções inovadoras para melhorar a qualidade, produtividade, competitividade e sustentabilidade da cadeia da construção, de softwares a novos materiais, passando pela utilização da impressão 3D com na construção de habitações populares e obras de infraestrutura.

De acordo com Marcos Almeida, coordenador do Encontro das Startups, o espaço foi idealizado para demonstrar como boas ideias podem se transformar em negócios viáveis e sustentáveis, e para fomentar o desenvolvimento dessas inovações, a fim de proporcionar maior valor agregado às empresas do setor. Foram apresentadas ao público sete startups. “Realizamos pesquisas com esses startups e percebemos que, apesar de terem ótimos produtos e tecnologias inovadoras, eles não tinham uma comunicação direta e ampla com seu público de interesse, que são os profissionais das construtoras, os gestores públicos e os representantes de entidades setoriais. Assim, decidimos criar o Encontro das Startups, no Construction Summit, que se constituiu numa oportunidade ímpar para relacionamento, conhecimento e informação”, explicou.

Participaram do Encontro as seguintes startups:

Urban. 3D: O objetivo da Urban. 3D é criar um novo método de construção de prédios de quatro a cinco andares, erguidos em poucas semanas, com um custo até 80% menor do que o cobrado pela construção civil nos dias de hoje. Para isso, a startup propõe aliar robótica e impressão 3D, para criar em série módulos pré-formatados digitalmente. Grandes máquinas irão imprimir, com o concreto que será desenvolvido, pavimentos, vigas, paredes. Com essa tecnologia, calcula-se que o preço final de uma casa ou apartamento ficará entre R$ 10 mil e R$ 15 mil.

Além do baixo custo, o sistema permitiria construir áreas urbanas habitáveis, produtivas e sustentáveis bem mais rápido, por meio da integração de planejamento urbano em longo prazo com as comunidades, e sem produzir resíduos.

Bom Pedreiro: Maior plataforma de pedreiros especialistas de São Paulo, é a primeira comunidade local que trabalha junto com pessoas já atendidas, para melhorar o curso de uma obra, informando futuros clientes quais as vantagens de cada profissional. Com isso, há uma melhoria significativa na prestação de serviços a cada obra, pois o cliente informa ao próximo como foi o atendimento, andamento da obra, comprometimento do profissional, experiência e desempenho no serviço contratado, deixando um testemunho e nota sobre seu profissionalismo.

Bom Bloco: Tijolo feito de isopor internamente e já revestido com argamassa. Ele é termoacústivo, impermeável, resistente e muito mais econômico.

Construct: Software específico e de fácil utilização para melhorar a sincronia entre o canteiro de obras e o escritório de engenharia e arquitetura. Ele faz uma comunicação instantânea para acompanhamento da obra em tempo real e auxilia para resolver problemas antes que afetem o orçamento. Além disso, gerencia os projetos, gera relatórios para compartilhar com a equipe e armazena todos os dados na nuvem com muita segurança.

Inova House: Oferece uma solução tecnológica inovadora para a construção civil, a fim de diminuir o tempo gasto para a conclusão das obras, automatizando o processo construtivo, por meio da tecnologia de impressão 3D. O Inova House elimina o desperdício de material nos canteiros de obra, aumentando a segurança para o trabalhador da construção civil.

eStoks: Especializada em gerenciamento de estoques e sobras da construção civil. Eles mapeiam, vendem e dão a destinação correta dos excedentes.

LIGA: Primeira rede social destinada ao setor da construção civil. Profissionais, estudantes e empresas podem se conectar tirando dúvidas técnicas, compartilhando experiências, conhecendo as novidades do mercado e ampliando o networking.

A diversidade de soluções apresentadas pelas startups, segundo Almeida, demonstrou como na área da construção há um amplo campo de atuação para empreendedores. “Por esse motivo, essa iniciativa do Construction Summit torna-se ainda mais importante para disseminação de ideias que tragam melhoria para nosso setor”.

 

 

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral - Apoio editorial: Revista Grandes Construções. Reprodução apenas com permissão dos editores e com o devido crédito.

Segurança e Privacidade