Notícias > Eventos
01 de novembro de 2017 - 00h59

Exército Brasileiro promove evento aberto sobre tecnologia para obras públicas

Trimble apresenta o Software Tekla Structures

Nos dias 7 e 8 de novembro o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) promovem o 1º Seminário BIM Modelagem da Informação da Construção no Brasil.  A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para a produtividade, destaca o Tekla Structures, um dos softwares de engenharia e construção mais usados no mundo, além de apresentar um conjunto de soluções que permite reduzir em até 30% os gastos gerais com projetos, e otimizar o cumprimento de prazos e a qualidade na entrega.

Uma dessas soluções é o Trimble Quantm, software para planejamento do traçado de  um novo projeto ferroviário ou rodoviário de forma muito mais rápida que o modelo tradicional. A tecnologia apresenta, ainda, quais as opções com menores custos de construção. A movimentação da terra também é um assunto de muita relevância no setor.  A Trimble apresenta soluções para aumento da produtividade em terraplanagem e compactação.

A SX10 é outro destaque da empresa. O equipamento une a precisão das Estações Robóticas Totais Trimble ao escaneamento a Laser, gerando nuvens de pontos georreferenciadas. Além disso, Soluções de Posicionamento de Precisão também serão levadas ao evento. A tecnologia é fundamental para qualquer projeto de construção, onde centímetros significam milhões de investimentos.  “Um sistema de GPS comum, consegue um máximo de 4 metros de precisão, o que é suficiente para navegadores automotivos, mas insuficiente para aplicações onde um erro em centímetros pode causar grandes prejuízos.  Para isso, a Trimble Positioning Services apresenta uma gama de soluções para atingir a precisão necessária”, explica Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble Brasil.

“O país precisa de ferramentas que potencializam as construções públicas, melhorem a qualidade e, claro, evitem desperdícios e atrasos. A Trimble oferece soluções que causam um grande impacto positivo nas obras e com a economia gerada por elas. É muito satisfatório participar do primeiro evento do Exército para este fim”, finaliza Fátima.

Sobre o Tekla Structures 2017 e Tekla Structural Designer 2017

O software BIM – Building Information Modeling – permite a criação e gestão de informações detalhadas em modelos estruturais em 3D 100% construtivos, independentemente da complexidade material ou estrutural. Os modelos também podem cobrir todo o processo de construção, desde o projeto conceitual até a fabricação, construção e o próprio gerenciamento da obra.

Software Tekla Structures

Durante o evento, serão apresentados projetos de pontes e viadutos em concreto, estruturas metálicas e mistas, demonstrando casos de sucesso no Brasil e no exterior. Dessa forma, mostrando a exatidão do projeto e do planejamento comprovadas  na obra construída, reduzindo desperdícios.

Um dos pontos nevrálgicos de projetos de Obras de Arte é o detalhamento e a quantificação de armaduras. O software Tekla oferece mais flexibilidade para importar informações de cálculo criando e modificando armaduras para diferentes tipos de geometrías de concreto, além da possibilidade de gerar relatórios de todas as informações específicas à concretagem de forma simples.

Para fabricação de concreto pré-moldado, o intercâmbio de informações entre detalhamento e produção com links de transferência de dados ao gerenciamento de produção é otimizado. O usuário pode aprimorar o planejamento de produção baseado em modelagem, economizar tempo no processo e evitar erros humanos na transferência de informações entre o detalhamento e a produção.

Detalhamento de estruturas metálicas: a nova versão melhora a modelagem de estruturas complexas de forma simples e intuitiva.

Tekla Structural Designer 2017: O software de análise e dimensionamento (A&D), Tekla Structural Designer, diminui o tempo de projeto oferecendo uma maneira eficiente de estabelecer de forma ágil a melhor solução estrutural.

A nova versão oferece funcionalidades de projeto abrangentes para os tipos de fundação comuns necessários em estruturas metálicas e de concreto, além de tornar o projeto de fundação mais eficiente, automatizando o número de estacas necessárias, juntamente com cálculos abrangentes e levantamentos de material em um único modelo.  Além disso, novos processos de carga eólica aceleram a aplicação da carga do vento em estruturas de formatos complexos.

O evento será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no site http://bim.dct.eb.mil.br/

Serviço

1º Seminário BIM Modelagem da Informação da Construção No Brasil

Data: 07 e 08 de novembro de 2017

Horário: das 08:00 às 17:00 hs

Local: Auditório do DCT Quartel-General do Exército, Bloco G, Térreo - Entrada pela Portaria Norte Uniforme/Traje: Militares: da atividade| Civis: passeio

Mais informações: http://www.dct.eb.mil.br/

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral - Apoio editorial: Revista Grandes Construções. Reprodução apenas com permissão dos editores e com o devido crédito.

Segurança e Privacidade