Notícias > Construção
30 de novembro de 2017 - 15h25

MasterEase otimiza o concreto na construção do Tunnel de Champel em Genebra

A construção do Tunnel de Champel, em Genebra, Suíça, contou com um cimento mais econômico e eficiente com aplicação do hiperplastificante para concreto projetado MasterEase da Master Builders Solutions®.

Fonte: Assessoria de Imprensa

A empresa construtora do túnel, Marti Tunnelbau AG, utilizou o aditivo para reduzir a viscosidade do concreto, tornando-o mais fácil de ser bombeado e aplicado. Essa é uma vantagem significativa para concreto projetado. Além disso, o MasterEase UG 3904 aumenta o tempo de trabalhabilidade do concreto e promove o endurecimento mais homogêneo do concreto na parede do túnel depois de aplicado.

A escolha do MasterEase teve como objetivo resolver alguns desafios enfrentados no início do projeto: “A combinação do cimento com um antigo hiperplastificante criou problemas por causa do curto tempo aberto. “Depois de apenas uma hora a fluidez já não era mais suficiente”, explica Nicole Kolbener, gerente de construção da Marti Tunnelbau.

“Além do MasterEase UG 3904 funcionar extremamente bem com o concreto usado, também, nos permitiu mudar a fonte de cimento, aumentando nossa rentabilidade em 5%”, comemora Kolbener. O benefício ambiental também é relevante. Fabien Cerf, Chefe de Vendas de Genebra da Holcim Suíça explica que a viagem de 350 km até a antiga fábrica de cimento tornou-se desnecessária. “Agora o cimento vem de uma fábrica que fica a apenas alguns quilômetros. Com a mudança do cimento conseguimos reduzir custos e ter uma economia de 6% em CO2”, afirma Cerf. René Bolliger, chefe de Construção Subterrânea da BASF na Alemanha, Áustria e Suíça, responsável pela recomendação sobre a adição do hiperplastificante, acredita que o bom resultado desse projeto mostra a importância de todos os parceiros do projeto trabalharem em estreita cooperação. “Esse é exatamente o ponto forte da companhia. Oferecemos suporte local a nossos clientes e estamos sempre disponíveis. Assim, podemos trabalhar juntos em situações difíceis, buscando a melhor solução”, considera o especialista da BASF. O Tunnel de Champel é parte do projeto CEVA (Ligação ferroviária Cornavin). A ferrovia vai ligar a estação Cornavin, em Genebra, à Eaux-Vives e Annemasse, na França, e deve entrar em operação em 2019. A história de sucesso do MasterEase UG 3904 no Tunnel de Champel é parte da campanha de sustentabilidade “Quantified Sustainable Benefits - Reduce Your Footprint and Boost Your Bottom Line” da Master Builders Solutions. A campanha foi lançada na Europa em 2017 e tem como foco mostrar projetos onde a química de alta qualidade ajudou os clientes a melhorar sua produtividade, reduzindo custos e impactos ambientais. Os trabalhos são apresentados em temas publicitários e em um site. Graças às ferramentas de avaliação validadas externamente, tais como a Análise de Ecoeficiência ou o Analisador de Ciclo de Vida da BASF, é possível quantificar esses feitos.

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral - Apoio editorial: Revista Grandes Construções. Reprodução apenas com permissão dos editores e com o devido crédito.

Segurança e Privacidade