Notícias > Premiação
07 de dezembro de 2017 - 15h24

Prêmio Obra do Ano da Abcic vai para o Shopping Parque da Cidade

Nesta edição, premiação recebeu número recorde de inscritos, com obras de diferentes segmentos

Fonte: Assessoria de Imprensa

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) anunciou o Shopping Parque da Cidade como o vencedor do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto. A solenidade de premiação ocorreu nesta quinta-feira, em São Paulo, reunindo empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais.

Em uma área total construída de 65,7 mil m², o a empreendimento é composto por seis andares subsolos de garagens, quatro pavimentos de lojas, três pavimentos técnicos e a cobertura. O principal conceito do shopping é combinar entretenimento, socialização, natureza, cultura, diversidade, conveniência e também compras. São 120 lojas com área bruta locável de 20 mil m². Ele está localizado dentro de um empreendimento multiuso da OR, que conta ainda com 1 torre de salas comerciais, 5 torres corporativas, 1 hotel padrão luxo, 2 edifícios residenciais, quiosques e restaurantes integrados a um parque linear.

Formada por estruturas pré-moldadas de concreto (lajes, vigas e pilares), com consolidação “in-loco”, a obra teve como desafio utilizar toda a estrutura do Shopping como resistente ao empuxo desequilibrado, porém mantendo a estrutura pré-moldada como premissa. O projeto estrutural foi de Francisco Paulo Graziano, o projeto arquitetônico de Luiz Felipe Aflalo Herman, do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, e o fornecimento das estruturas de pré-fabricado de concreto ficou a cargo da CPI.

Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, nesta edição houve um recorde de obras inscritas, o que demonstra a versatilidade dessa solução de engenharia para atender os mais diversos segmentos da construção, desde obras de pequeno porte, residenciais, industriais, de infraestrutura até as obras especiais. “O prêmio visa reconhecer os esforços e comprometimento do setor, dos engenheiros projetistas e dos arquitetos para o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto no Brasil. Além disso, a quantidade de projetos inscritos mostra que, mesmo neste período desafiador, nosso segmento continuou a trabalhar fortemente, trazendo técnica, qualidade, sustentabilidade, produtividade e cumprimento de prazos ousados dos clientes”, disse.

Três obras também foram agraciadas pela Comissão Julgadora do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2017. Como Destaque do Júri foi premiada a expansão da Estação General Osório do Metrô do Rio de Janeiro, com fornecimento de estruturas pré-fabricadas de concreto pela Cassol Pré-Fabricados e projeto estrutural de Eriton Nunes da Costa. Já nas Menções Honrosas, destaque para outros dois empreendimentos: Casa das Pérolas Deslizantes (Bauru, SP), com projeto arquitetônico de Fernando Fonte, projeto estrutural de autoria de Flávio Isaia e estruturas pré-fabricadas fornecidas pela Sudeste Pré-Fabricados; e a expansão do Jaraguá do Sul Park Shopping (Jaraguá do Sul, SC), com projeto estrutural de João Kerber, projeto arquitetônico de Manoel Doria P.G. Neto e estrutura de pré-fabricado de concreto fornecida pela Cassol Pré-Fabricados.

O Prêmio Obra do Ano foi criado em 2011 e prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos. A premiação tem o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, SINAPROCIM/SINPROCIM - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento / Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo e Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral - Apoio editorial: Revista Grandes Construções. Reprodução apenas com permissão dos editores e com o devido crédito.

Segurança e Privacidade