Notícias > Ação Social
21 de dezembro de 2017 - 01h11

thyssenkrupp Elevadores e Aldeias Infantis SOS lançam iniciativa para melhorar a empregabilidade de jovens em regiões de São Paulo com altas taxas de desemprego

Parceria beneficiará em torno de 100 jovens no Brasil na primeira fase do projeto que engloba também ações mundiais na Colômbia e Índia. Hoje, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 40% dos desempregados do mundo são jovens de 15 a 24 anos

Fonte: Assessoria de Imprensa

A especialista em mobilidade urbana, thyssenkrupp firmou parceria com a Aldeias Infantis SOS, organização humanitária internacional. O objetivo é combater o desemprego juvenil, a partir de ações no estado de São Paulo, em regiões com taxas de desemprego severas.

A iniciativa faz parte do projeto mundial de responsabilidade social da thyssenkrupp denominado SEED (Sustentar, Educar, Elevar, Desenvolver) que visa apoiar e desenvolver as aptidões dos jovens na busca de emprego. O projeto vai ao encontro do programa YouthCan! em que a Aldeias Infantis SOS combate o desemprego juvenil com o apoio do setor privado.

Na primeira fase do projeto, aproximadamente 300 jovens das Aldeias Infantis SOS, sendo em torno de 100 do Brasil, receberão assistência profissional da thyssenkrupp e de seus colaboradores locais, por meio do voluntariado corporativo durante um ano. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os jovens a se tornarem adultos independentes profissionalmente através de treinamentos de habilidades, orientação para a carreira e suporte para empreendimentos.

No Brasil, dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que, no 1º trimestre de 2017, 28,8% dos jovens de 18 a 24 anos estavam desempregados. Na América Latina, estima-se que 25% dos jovens estão desempregados e 27 milhões trabalham de maneira informal e em condições inadequadas. No mundo, aproximadamente um terço dos jovens não tem acesso à educação, treinamento ou atividade profissional de qualquer natureza.

A indicação do Brasil como um dos países participantes do projeto está associada à atual conjuntura econômica e à falta de perspectivas dos jovens brasileiros. “É fundamental destacar a importância da formação desses jovens para o desenvolvimento de novos talentos muitas vezes escondidos, a partir do engajamento de nossos colaboradores em atividades efetivas de responsabilidade social”, destaca Sérgio Martins Cardoso, Vice President Head of Field Operation thyssenkrupp Elevator AG.

Para a Aldeias Infantis, a parceria com a thyssenkrupp é fundamental para o avanço do projeto no Brasil. “O YouthCan! é um programa inovador e acreditamos em seu potencial de inclusão. Buscamos unir a expertise da Aldeias Infantis SOS a uma rede de empresas parceiras globais e locais, como a thyssenkrupp, para assegurar que os jovens em situação de risco possam adquirir habilidades e independência em suas escolhas de vida. Vemos esta parceria como um grande passo para impactar a qualidade de vida desses jovens”, explica a gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco.

Segundo ela, a iniciativa impacta diretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, no que se refere ao ODS 1 (erradicação da pobreza), 8 (trabalho digno e crescimento econômico), 10 (redução das desigualdades), 17 (parcerias pelas metas) e, indiretamente, o ODS 2 (erradicação da fome), e o 5 (igualdade de gênero). “Como uma organização global, que fez parte da construção dos objetivos da ONU, com foco na garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, este projeto faz com que os jovens possam se sentir protagonistas de sua própria transformação, para uma vida autônoma, social e economicamente incluída.”

Projeto SEED

Por meio do projeto SEED, os colaboradores da thyssenkrupp poderão ser voluntários como instrutores, mentores e modelos de inspiração, oferecendo seus conhecimentos e acesso às suas redes profissionais aos jovens que participarão da parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS.

O lançamento mundial do programa foi em Bogotá, na Colômbia, em novembro deste ano, com o objetivo de impactar 300 jovens, sendo 60 da Colômbia, 100 do Brasil e 130 da Índia, terceiro país a receber o projeto no mundo.

Segundo Andreas Schierenbeck, CEO da Thyssenkrupp Elevator, o projeto está no DNA da companhia. “Nosso negócio é o design, fabricação, entrega e manutenção de soluções avançadas de mobilidade urbana que contribuem para tornar as cidades os melhores lugares para se viver. Naturalmente, isso também significa apoiar o equilíbrio social e uma qualidade de vida justa".

A thyssenkrupp cria oportunidades de crescimento e desenvolvimento de talentos para os seus 52.000 funcionários, através do “seed campus“, uma rede com mais de 15 centros de aprendizado fixos e móveis localizados em todos os continentes. Esta rede é fonte de inspiração para o projeto de parceria da thyssenkrupp Elevator com as Aldeias Infantis SOS.

YouthCan!

O Brasil é um dos três países na América Latina e Caribe onde o YouthCan! foi implementado pela Aldeias Infantis, junto a Colômbia e Costa Rica. No mundo são dez países na Ásia (Indonésia e Sri Lanka), África (Nigéria, Ruanda e África do Sul), Europa (Hungria) e Oriente Médio (Jordânia). Trabalhando com o setor privado, cresce o impacto na vida de jovens e comunidades, contribuindo ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  Em 2017, foram alcançados 4.307 jovens pelo mundo, através de um total de 117 parcerias nacionais e envolvimento com 891 funcionários voluntários.

 

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral - Apoio editorial: Revista Grandes Construções. Reprodução apenas com permissão dos editores e com o devido crédito.

Segurança e Privacidade