Notícias > Construção
18 de janeiro de 2018 - 19h11

ABDI lança manual da Construção Industrializa

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e parceiros estratégicos de governo e setor privado, está disponibilizando o Manual da Construção Industrializada – Volume II. A publicação é fruto de um esforço coletivo desenvolvido pela ABDI em estreita parceria com o Grupo de Trabalho – Construção Industrializada (GT-CI). no sentido de contribuir para a industrialização da Construção Civil no país.

O objetivo do Manual é oferecer informações para orientar as práticas de planejar, projetar, contratar, fiscalizar e aceitar obras públicas, ou privadas, com aplicação de sistemas e subsistemas construtivos industrializados (SCI).

As informações que compõem este Manual foram levantadas por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto a representantes dos setores de diversas tecnologias associadas a sistemas, subsistemas e demais elementos construtivos industrializados disponíveis no Brasil.

São apresentados, de modo imparcial e idôneo, conceitos, referências, exemplos e outros aspectos importantes que envolvem as aplicações de sistemas e subsistemas construtivos industrializados, não sendo objetivo promover tecnologias ou sistemas construtivos específicos.

O Manual pode ser aplicado a qualquer processo de contratação de sistemas industrializados. É uma publicação técnica, prática e de fácil leitura, consistindo em um conjunto de informações norteadoras que auxiliam na contratação de sistemas industrializados, por meio de diretrizes, algumas delas apresentadas em forma de quadros e checklists, que podem ser preenchidos pelos responsáveis pela contratação, gerando subsídios para a seleção dos melhores sistemas.

Neste segundo volume o Manual aprofunda o nivelamento sobre conceitos e grau de industrialização da construção no Brasil, detalha as etapas e requisitos essenciais para uma adequada concepção de projeto e, por fim, descreve e exemplifica as principais aplicações de sistemas e subsistemas industrializados.

Com isto, a ABDI pretende consolidar o Manual como importante ferramenta prática de consulta e orientação na contratação de soluções em sistemas construtivos industrializados. O Volume 1 do Manual focou nos Sistemas Construtivos Industrializados de Estrutura e Vedação para edificações.

 

GT – Construção Industrializada (GT-CI)

O Grupo de Trabalho – Construção Industrializada (GT-CI) foi instituído no final de 2013, por iniciativa da ABDI e apoio do MDIC e da ABRAMAT para estruturação de temas e mobilização de agentes públicos e privados visando o apoio e a promoção da industrialização da Construção no Brasil, por meio de ações conjuntas entre governo e setor privado.

A coordenação do GT-CI está sob a responsabilidade da ABDI, com as seguintes participações:

 

ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Claudionel Campos Leite e Leonardo Almeida Martins

MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

Talita Tormin Saito, Andressa Mares Guia Milhomens, Pedro Reckziegel e Hugo Sigaki

MCidades – Ministério das Cidades

Maria Salette Weber e José Oliveira

MPDC – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Controle

Guilherme Bianco e Daniel Perini

TCU – Tribunal de Contas da União

Cleiton Rocha de Matos

CAIXA – Caixa Econômica Federal

Ronaldo Carvalho, Valdir Cobos

FUB/UnB – Fundação Universidade de Brasília

Raquel Naves Blumenschein e Rosa Maria Sposto

ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção

Laura Marcellini, Paulo Rico Perez e Paula Marcilli Petroni

CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção

Raquel Sad Seiberlich Ribeiro

DECONCIC/Fiesp – Departamento da Indústria da Construção - FIESP

Mário Willian Esper

ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto

Íria Lícia Oliva Doniak

ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica/ CBCA - Centro Brasileiro da Construção em Aço/ Instituto Aço Brasil

Marcelo Baldino, Janaina Maria da Silva e Débora Oliveira

DRYWALL – Associação Brasileira do DRYWALL

Carlos Roberto de Luca e Luiz Antônio Martins Filho

SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração

Afonso Mamede e João Claudio Schmidt

AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio – Antônio Júnior

IBA – Indústria Brasileira de Árvores – Carlos Mariotti

ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica - Luís Lima

ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral - Apoio editorial: Revista Grandes Construções. Reprodução apenas com permissão dos editores e com o devido crédito.

Segurança e Privacidade