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Revista GC - Ed.82 - Agosto 2017
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Rodovias

Autopista Fluminense

Grupo: Arteris

Descritivo da principal obra em execução

- Duplicação da BR-101 – Valor: cerca de R$1.3 bilhão

A duplicação de 176,6 quilômetros da BR-101/RJ, entre Rio Bonito e Campos dos Goytacazes, é a maior obra do contrato de concessão assinado entre a Autopista Fluminense e o Governo Federal. A obra vai proporcionar um acesso com mais segurança e fluidez aos usuários a uma região de polos turísticos importantes, como a Região dos Lagos, Serrana, Norte Fluminense e as praias do sul capixaba. Sob o ponto de vista econômico, a BR-101 será uma importante artéria para o desenvolvimento e o escoamento da produção de importantes investimentos em andamento da região norte da costa litorânea do Estado do Rio de Janeiro e suas bacias petrolíferas.

Ao todo, serão construídos 27 trevos em desnível (viadutos) e retornos, que vão proporcionar mais segurança nos acessos às cidades, possibilitando todos os deslocamentos para entrar e sair da BR-101, além de permitir manobras de retorno com mais segurança, evitando o cruzamento de veículos na pista.

No primeiro semestre deste ano, a concessionária chegou a cerca de 115,8 quilômetros de pistas duplicadas entregues na BR-101, nas regiões Campos dos Goytacazes, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio Bonito, com efeitos diretos e indiretos para todas as regiões contempladas pelas obras proporcionando mais segurança, fluidez e conforto para os usuários.

- Implantação de Balanças fixas: cerca de R$ 28,5 milhões

Dois postos de pesagem da BR-101 RJ/Norte concluídos no primeiro semestre desse ano, com operação educativa iniciada. As balanças estão localizadas nos km 97 e no km 272, Campos dos Goytacazes e Tanguá respectivamente. A operação das balanças está sendo feita pelas equipes da Concessionária, enquanto a fiscalização é realizada por agentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A pesagem de veículos de carga em rodovias é realizada porque transitar com excesso de peso pode provocar aumento do número de acidentes e do consumo de combustível, diminuição da vida útil do veículo e de seus componentes, e danos ao pavimento e diminuição de sua vida útil, além de


Descritivo da principal obra em execução

- Duplicação da BR-101 – Valor: cerca de R$1.3 bilhão

A duplicação de 176,6 quilômetros da BR-101/RJ, entre Rio Bonito e Campos dos Goytacazes, é a maior obra do contrato de concessão assinado entre a Autopista Fluminense e o Governo Federal. A obra vai proporcionar um acesso com mais segurança e fluidez aos usuários a uma região de polos turísticos importantes, como a Região dos Lagos, Serrana, Norte Fluminense e as praias do sul capixaba. Sob o ponto de vista econômico, a BR-101 será uma importante artéria para o desenvolvimento e o escoamento da produção de importantes investimentos em andamento da região norte da costa litorânea do Estado do Rio de Janeiro e suas bacias petrolíferas.

Ao todo, serão construídos 27 trevos em desnível (viadutos) e retornos, que vão proporcionar mais segurança nos acessos às cidades, possibilitando todos os deslocamentos para entrar e sair da BR-101, além de permitir manobras de retorno com mais segurança, evitando o cruzamento de veículos na pista.

No primeiro semestre deste ano, a concessionária chegou a cerca de 115,8 quilômetros de pistas duplicadas entregues na BR-101, nas regiões Campos dos Goytacazes, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Rio Bonito, com efeitos diretos e indiretos para todas as regiões contempladas pelas obras proporcionando mais segurança, fluidez e conforto para os usuários.

- Implantação de Balanças fixas: cerca de R$ 28,5 milhões

Dois postos de pesagem da BR-101 RJ/Norte concluídos no primeiro semestre desse ano, com operação educativa iniciada. As balanças estão localizadas nos km 97 e no km 272, Campos dos Goytacazes e Tanguá respectivamente. A operação das balanças está sendo feita pelas equipes da Concessionária, enquanto a fiscalização é realizada por agentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A pesagem de veículos de carga em rodovias é realizada porque transitar com excesso de peso pode provocar aumento do número de acidentes e do consumo de combustível, diminuição da vida útil do veículo e de seus componentes, e danos ao pavimento e diminuição de sua vida útil, além de má distribuição de frete. Os limites de peso estão de acordo com as estruturas dos caminhões e carretas, a potência de seus motores, os limites de resistência do pavimento e a segurança viária. A Lei da Balança nº 9.503 constitui-se em um conjunto de artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)

Descritivo da principal obra entregue em 2016

- Duplicação do km 84,6 ao km 89,2 - km 196,7 ao km 205,6 – km 221,4 ao km 227,3 – km 229,3 ao km 236,4 – km 236,7 ao km 241,7 – km 248,6 ao km 253

- Trevos do km 113,3 e 253,6.

Principal projeto para 2018

- Início das obras do Contorno de Campos (31 km)

- Início das obras da Terceira Faixa entre Manilha e Niterói (23 km)

- Início das obras de duplicação entre o km 144 e o km 190 – Trecho em licenciamento ambiental

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