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Revista GC - Ed.35 - Março 2013
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Mobilidade Urbana

Linha Sul do metrô de Fortaleza deve ficar pronta em março

Linha com 24,1 km de extensão está recebendo R$ 1,8 bilhão em investimentos, para transportar 350 mil passageiros/dia e se integrar aos demais modos de transporte

Se tudo correr dentro do cronograma estabelecido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a Linha Sul do metrô, que liga Fortaleza a Pacatuba será finalizada e entregue à população em março deste ano. Quando concluída, o trecho contará com 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

Ao todo, o projeto da Linha Sul contempla 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); e Central – Chico da Silva.

Segundo Rômulo dos Santos Fortes, presidente do Metrofor, a obra está recebendo um investimento de cerca de R$ 1,8 bilhão. “Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. Uma vez entregue à população, nossa expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena entre todos os modais de transporte (ônibus, trem e metrô)”, diz Fortes.

Segundo ele, a Linha Sul não existe sozinha. “Ela faz parte do sistema metroviário que está sendo implantado, envolvendo a Linha Oeste, Linha Leste e VLT Parangaba-Mucuripe”.

Em plena operação, a Linha Sul utilizará 25 composições, com três carros de passageiro cada. “No momento temos quatro delas. Futuramente, essas composições funcionarão acopladas em duas, formando uma só com seis carros. Então teremos 12 composições duplas para circulação. O fornecedor é a empresa italiana Ansaldo Breda”, explica Fortes.

A implantação do Metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante do estado do Ceará. A expectativa é que o sistema solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A Linha Oeste de trens deve ser transformada em metrô futuramente.

A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público


Se tudo correr dentro do cronograma estabelecido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), a Linha Sul do metrô, que liga Fortaleza a Pacatuba será finalizada e entregue à população em março deste ano. Quando concluída, o trecho contará com 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

Ao todo, o projeto da Linha Sul contempla 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); e Central – Chico da Silva.

Segundo Rômulo dos Santos Fortes, presidente do Metrofor, a obra está recebendo um investimento de cerca de R$ 1,8 bilhão. “Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. Uma vez entregue à população, nossa expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena entre todos os modais de transporte (ônibus, trem e metrô)”, diz Fortes.

Segundo ele, a Linha Sul não existe sozinha. “Ela faz parte do sistema metroviário que está sendo implantado, envolvendo a Linha Oeste, Linha Leste e VLT Parangaba-Mucuripe”.

Em plena operação, a Linha Sul utilizará 25 composições, com três carros de passageiro cada. “No momento temos quatro delas. Futuramente, essas composições funcionarão acopladas em duas, formando uma só com seis carros. Então teremos 12 composições duplas para circulação. O fornecedor é a empresa italiana Ansaldo Breda”, explica Fortes.

A implantação do Metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante do estado do Ceará. A expectativa é que o sistema solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A Linha Oeste de trens deve ser transformada em metrô futuramente.

A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade, em substituição aos carros de passeio, tem sido um dos objetivos dos governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.

As empresas envolvidas na construção são, principalmente, o Consórcio Construtor Queiroz Galvão e Camargo Corrêa e Consórcio Constran-Petra.

Histórico

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é uma obra construída com recursos dos Governos Federal e Estadual, sendo gerenciada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Um sonho antigo da população do estado, o metrô começou a ser construído em janeiro de 1999.

Somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2012 foi responsável por mais de 58% de todos os investimentos feitos na Linha Sul. Além disso, nesse período, o Governo do Estado conseguiu garantir o investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, para a construção das estações Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

Em 15 de junho de 2012, o primeiro trecho da linha Sul do Metrô de Fortaleza foi entregue à população, contando com 12 estações entre os municípios de Fortaleza, de Maracanaú e de Pacatuba, o que totalizava um percurso de 15 km. Em 28 de setembro, foram inauguradas mais três estações: Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica, chegando a 20 km. Em 22 de outubro, foi entregue a Estação São Benedito, a primeira no Centro de Fortaleza. “Para que o percurso de 24,1 km seja finalizado falta a conclusão das estações José de Alencar e Chico da Silva, também no Centro. Ambas serão inauguradas até o início de março deste ano”, projeta Fortes.

 

 

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