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Revista GC - Ed.29 - Agosto 2012
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Tecnologia

Novidades para o tratamento de túneis

Um sistema inovador para perfuração e tratamento de solo em túneis, que otimiza tempo e reduz o investimento operacional, chega ao Brasil e promete alavancar ainda mais as obras no país

Atualmente, no Brasil, as empresas especializadas em tratamento de túneis utilizam métodos antigos e com pouca tecnologia, que consiste na perfuração do furo com um diâmetro maior que o diâmetro do tubo (Schedule) a ser enfilado, e com um alto número de manobras de operacionalização. Utilizando o método tradicional, verificam-se diversas dificuldades como: fechamento do furo após a perfuração; grande quantidade de recalque do terreno devido ao diâmetro do furo ser maior do que o tubo a ser enfilado; maior quantidade de calda injetada após o enfilamento; tempo de operacionalização da obra muito extenso; incerteza de que a  metragem a ser tratada foi realmente enfilada e mão de obra numerosa para a execução do projeto.

Para revolucionar esse setor, a Hard & Wear Technologies está trazendo para o Brasil um sistema inédito por aqui, desenvolvido na Espanha, para tratamento de solo em túneis. O sistema H&W, que está sendo comercializado no Brasil pela Sidrasul, consiste na perfuração e inserção do revestimento em uma única operação. Durante o processo de perfuração utiliza-se o equipamento RoX, produzido e patenteado pela fabricante finlandesa Robit, que é a fornecedora exclusiva de produtos para a H&W.

Com a utilização do sistema, as empresas que executam as obras obtêm inúmeras vantagens como otimização do tempo durante a perfuração (muito menor que o sistema tradicional); segurança operacional; garantia da execução do trabalho de enfilagem em toda metragem tratada (sem obstrução do furo); e redução dos custos operacionais. O novo sistema, preparado para uso juntamente com jumbo e carro de perfuração, dispensa a utilização do Jet-Grouting.

Como principais características tecnológicas, destacam-se o sistema de travamento espiral automático e a solda automatizada entre a sapata e o primeiro tubo a ser enfilado.

Na Espanha, a tecnologia H&W foi utilizada nas obras do Túnel do Metrô de Bilbao, Túnel de Barcelona, Túnel de Málaga e as principais construções de túneis e metrôs do país.

No Brasil, o sistema H&W foi utilizado pela primeira vez na obra do Rodoanel Leste, em Ribeirão Pires (SP), que tem como empresa responsável pela exe


Atualmente, no Brasil, as empresas especializadas em tratamento de túneis utilizam métodos antigos e com pouca tecnologia, que consiste na perfuração do furo com um diâmetro maior que o diâmetro do tubo (Schedule) a ser enfilado, e com um alto número de manobras de operacionalização. Utilizando o método tradicional, verificam-se diversas dificuldades como: fechamento do furo após a perfuração; grande quantidade de recalque do terreno devido ao diâmetro do furo ser maior do que o tubo a ser enfilado; maior quantidade de calda injetada após o enfilamento; tempo de operacionalização da obra muito extenso; incerteza de que a  metragem a ser tratada foi realmente enfilada e mão de obra numerosa para a execução do projeto.

Para revolucionar esse setor, a Hard & Wear Technologies está trazendo para o Brasil um sistema inédito por aqui, desenvolvido na Espanha, para tratamento de solo em túneis. O sistema H&W, que está sendo comercializado no Brasil pela Sidrasul, consiste na perfuração e inserção do revestimento em uma única operação. Durante o processo de perfuração utiliza-se o equipamento RoX, produzido e patenteado pela fabricante finlandesa Robit, que é a fornecedora exclusiva de produtos para a H&W.

Com a utilização do sistema, as empresas que executam as obras obtêm inúmeras vantagens como otimização do tempo durante a perfuração (muito menor que o sistema tradicional); segurança operacional; garantia da execução do trabalho de enfilagem em toda metragem tratada (sem obstrução do furo); e redução dos custos operacionais. O novo sistema, preparado para uso juntamente com jumbo e carro de perfuração, dispensa a utilização do Jet-Grouting.

Como principais características tecnológicas, destacam-se o sistema de travamento espiral automático e a solda automatizada entre a sapata e o primeiro tubo a ser enfilado.

Na Espanha, a tecnologia H&W foi utilizada nas obras do Túnel do Metrô de Bilbao, Túnel de Barcelona, Túnel de Málaga e as principais construções de túneis e metrôs do país.

No Brasil, o sistema H&W foi utilizado pela primeira vez na obra do Rodoanel Leste, em Ribeirão Pires (SP), que tem como empresa responsável pela execução, a Contern – Construções e Comércio Ltda.

A Toniolo Busnello, construtora contratada para a escavação do Túnel Santa Luzia, testou e aprovou essa tecnologia inovadora. No teste inicial com o sistema H&W, a Toniolo Busnello executou dois lances de 12 metros com Jumbo, com resultados que superaram as expectativas.

Foram 25 minutos de perfuração para cada lance, sendo os 06 primeiros metros de perfuração em solo e os 06 últimos metros de perfuração em rocha.

O tempo total de operacionalização ficou em 50 minutos, por lance, durante o teste do sistema H&W. Usando o método tradicional, o tempo estimado para a conclusão de cada lance seria de 1h30, para a perfuração de solos sem formações rochosas, pois existem os agravantes de encontrar rochas durante a perfuração ou de ocorrer a obstrução do furo durante processo, fatores que elevam ainda mais o tempo e o custo operacional. Após o teste, as empresas responsáveis adquiriram 1.536 metros de enfilagem, com a Sidrasul, para dar sequência ao projeto de conclusão do túnel.

 

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