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Revista GC - Ed.36 - Abril 2013
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Momento Construction

Salão temático da Linha 4

Os desafios e soluções de uma grande obra

“Quando me propuseram levar a obra da Linha 4 do metrô carioca para um salão temático da Construction Expo 2013, promovida pela Sobratema, em São Paulo, eu comprei a ideia imediatamente. E fiz isso por acreditar que, infelizmente, esse projeto ainda desperta pouca curiosidade na cadeia da construção, na comunidade acadêmica e científica, e na sociedade de um modo geral. E, na minha opinião, trata-se de um projeto de grande importância para a Engenharia Nacional que precisa ser conhecido. É um case muito relevante de desenvolvimento de tecnologia, de conhecimento técnico e de formação de pessoas para o mercado. Aqui se encontram grandes oportunidades de desenvolvimento profissional, de engenheiros e técnicos em geral, de desenvolvimento de equipamentos e know how”.

Dessa forma, Marcos Vidigal, Diretor de Contrato da Odebrecht, uma das sócias da Concessionária Rio Barra S.A., detentora da concessão da nova linha, explicou a importância da participação na 2ª Feira Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura, promovida pela Sobratema, de 5 a 8 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes.

Para o engenheiro, o Salão da Grandes Construções tendo as obras da Linha 4 como tema, dará ao projeto a visibilidade que ele merece, nos diversos segmentos. “Essa não é uma obra de um metrô qualquer. Até mesmo as consultorias que contratamos, os fornecedores de equipamentos, como o TBM, todos, enfim, são unânimes em afirmar que essa é uma das obras de metrô mais difíceis do mundo, por um conjunto de fatores. E o que nós queremos é mostrar a grandiosidade desse projeto em um espaço dedicado às soluções, envolvendo toda a cadeia da construção” comenta o engenheiro, entusiasmado.

“Nesse salão, nós pretendemos apresentar não somente o projeto da Linha 4, mas toda a cadeia envolvida nele. Queremos levar, por exemplo, o projetista, para explicar as metodologias de trabalho, os desafios enfrentados na estabilização das contenções. Levaremos, também, os fornecedores dos equipamentos, para que falem das dificuldades de desenvolvimento e adaptações desses equipamentos para o perfil das obras. Esses fornecedores vão ter a oportunidade de apresentar as suas soluções para outros construtores.  Nesse espaço, esperamos, também, podermos tr


“Quando me propuseram levar a obra da Linha 4 do metrô carioca para um salão temático da Construction Expo 2013, promovida pela Sobratema, em São Paulo, eu comprei a ideia imediatamente. E fiz isso por acreditar que, infelizmente, esse projeto ainda desperta pouca curiosidade na cadeia da construção, na comunidade acadêmica e científica, e na sociedade de um modo geral. E, na minha opinião, trata-se de um projeto de grande importância para a Engenharia Nacional que precisa ser conhecido. É um case muito relevante de desenvolvimento de tecnologia, de conhecimento técnico e de formação de pessoas para o mercado. Aqui se encontram grandes oportunidades de desenvolvimento profissional, de engenheiros e técnicos em geral, de desenvolvimento de equipamentos e know how”.

Dessa forma, Marcos Vidigal, Diretor de Contrato da Odebrecht, uma das sócias da Concessionária Rio Barra S.A., detentora da concessão da nova linha, explicou a importância da participação na 2ª Feira Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura, promovida pela Sobratema, de 5 a 8 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes.

Para o engenheiro, o Salão da Grandes Construções tendo as obras da Linha 4 como tema, dará ao projeto a visibilidade que ele merece, nos diversos segmentos. “Essa não é uma obra de um metrô qualquer. Até mesmo as consultorias que contratamos, os fornecedores de equipamentos, como o TBM, todos, enfim, são unânimes em afirmar que essa é uma das obras de metrô mais difíceis do mundo, por um conjunto de fatores. E o que nós queremos é mostrar a grandiosidade desse projeto em um espaço dedicado às soluções, envolvendo toda a cadeia da construção” comenta o engenheiro, entusiasmado.

“Nesse salão, nós pretendemos apresentar não somente o projeto da Linha 4, mas toda a cadeia envolvida nele. Queremos levar, por exemplo, o projetista, para explicar as metodologias de trabalho, os desafios enfrentados na estabilização das contenções. Levaremos, também, os fornecedores dos equipamentos, para que falem das dificuldades de desenvolvimento e adaptações desses equipamentos para o perfil das obras. Esses fornecedores vão ter a oportunidade de apresentar as suas soluções para outros construtores.  Nesse espaço, esperamos, também, podermos transferir nossas experiências e conhecimentos acumulados, no que diz respeito ao planejamento e logística que essa obra exigiu”.

Vidigal revela que a Odebrecht tem buscado uma maior interação com as universidades. “No Rio, começaremos, em maio, a buscar uma aproximação maior tanto com a PUC quanto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Fundão), que tem núcleos dedicados à Mecânica do Solo e à engenharia mais pesada. E o Salão da Grandes Construções será uma grande oportunidade de estreitar essa aproximação com a comunidade acadêmica em São Paulo”, acredita.

 

 

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