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Revista GC - Ed.89 - Maio 2018
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Prévia M&T Expo 2018

Sinais de um novo ciclo positivo

Retomada do crescimento da economia no mundo e saída do Brasil da crise profunda alimentam expectativas de reaquecimento do setor de equipamentos para construção e mineração

Na edição de 2015, a M&T Expo atraiu cerca de 45 mil visitantes e gerou cerca de R$ 3 bilhões em negócios

Apesar de 2018 já indicar a recuperação de vários setores econômicos, no setor da construção esse processo leva mais tempo para se cristalizar. Mesmo assim, o mercado já projeta um crescimento da ordem de 2% no PIB do setor neste ano. Essa retomada também está sendo estimada em diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva como, por exemplo, a área de equipamentos. De acordo com a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), as vendas de máquinas neste segmento devem alcançar uma alta de 7,9% em relação a 2017. Especificamente no segmento da linha amarela – equipamentos de movimentação de terra – o aumento estimado é de 8% ante o ano anterior.

Por isso, a M&T Expo, maior feira da América Latina de equipamentos para construção e mineração, em sua edição de 2018, está sendo considerada um ponto de virada e deverá se transformar em uma base de encontro e negociações visando o próximo ciclo de crescimento do setor. “A M&T Expo 2018 acontece em um momento importante de retomada do mercado de construção no Brasil, dado que o País ainda precisa superar gargalos de infraestrutura e investimentos no setor de construção”, destaca Roberto Marques, diretor de Vendas da John Deere Construção e Florestal.

Para Maurício Moraes, gerente de Marketing da Case Construction Equipment para a América Latina, trata-se de um momento de grande visibilidade, o que favorece a realização de negócios. “É uma ótima oportunidade para apresentar as novidades da marca, nossos produtos e serviços, com tecnologias que buscam o aumento da produtividade no canteiro de obras”.

Paula Araújo, Gerente de Marketing para América Latina da New Holland Construction, vê a M&T Expo como importante palco de máquinas da América Latina e, claro, responsável pela geração de novos negócios e parcerias para as empresas expositoras. “Temos grandes expectativas na realização da feira, inclusive com a nova promotora (Messe Muenchen do Brasil). Além disso, o evento cumpre bem o seu papel de apresentar as novidades e tecnologias do setor para participantes e consumidores”,


Na edição de 2015, a M&T Expo atraiu cerca de 45 mil visitantes e gerou cerca de R$ 3 bilhões em negócios

Apesar de 2018 já indicar a recuperação de vários setores econômicos, no setor da construção esse processo leva mais tempo para se cristalizar. Mesmo assim, o mercado já projeta um crescimento da ordem de 2% no PIB do setor neste ano. Essa retomada também está sendo estimada em diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva como, por exemplo, a área de equipamentos. De acordo com a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), as vendas de máquinas neste segmento devem alcançar uma alta de 7,9% em relação a 2017. Especificamente no segmento da linha amarela – equipamentos de movimentação de terra – o aumento estimado é de 8% ante o ano anterior.

Por isso, a M&T Expo, maior feira da América Latina de equipamentos para construção e mineração, em sua edição de 2018, está sendo considerada um ponto de virada e deverá se transformar em uma base de encontro e negociações visando o próximo ciclo de crescimento do setor. “A M&T Expo 2018 acontece em um momento importante de retomada do mercado de construção no Brasil, dado que o País ainda precisa superar gargalos de infraestrutura e investimentos no setor de construção”, destaca Roberto Marques, diretor de Vendas da John Deere Construção e Florestal.

Para Maurício Moraes, gerente de Marketing da Case Construction Equipment para a América Latina, trata-se de um momento de grande visibilidade, o que favorece a realização de negócios. “É uma ótima oportunidade para apresentar as novidades da marca, nossos produtos e serviços, com tecnologias que buscam o aumento da produtividade no canteiro de obras”.

Paula Araújo, Gerente de Marketing para América Latina da New Holland Construction, vê a M&T Expo como importante palco de máquinas da América Latina e, claro, responsável pela geração de novos negócios e parcerias para as empresas expositoras. “Temos grandes expectativas na realização da feira, inclusive com a nova promotora (Messe Muenchen do Brasil). Além disso, o evento cumpre bem o seu papel de apresentar as novidades e tecnologias do setor para participantes e consumidores”, diz.

Arena tecnológica

Um dos principais diferenciais da M&T Expo 2018 é novo cenário de integração do setor de máquinas e equipamentos com as soluções e tecnologias informatizadas, por meio das próprias empresas ou até mesmo de startups. Uma dessas inovações que já começa a se disseminar no mercado é a tecnologia de impressão 3D, empregada para a prototipagem de maquetes internacionais. Em alguns países, a tecnologia já é empregada para construir residências em um curto espaço de tempo.

Esta é uma das novidades de destaque da Arena Smart Construction, uma inovação da M&T Expo 2018, com a participação da 3D Systems. A empresa apresenta amostras de produtos impressos em 3D com as diversas tecnologias disponíveis bem como diversos materiais, exemplificando as aplicações e funcionalidades. “As impressões em gesso servem para modelos visuais completos, sendo ideais para modelos conceituais e para aprovação de projetos. Já em nylon, na tecnologia SLS, permite criar modelos com resistência e boa resolução, que podem ser usados para testar projetos funcionais”, exemplifica Tiago Ferraz de Barros, gerente de marketing para América Latina da 3D Systems. “Esse é um segmento que explora muito pouco a impressão 3D. Por isso, queremos apresentá-la aos visitantes e expositores, mostrando suas possibilidades e dando mais uma opção para que os engenheiros utilizem essa inovação para o desenvolvimento de novas máquinas, peças ou componentes”, diz.

A Arena Smart Construction contempla um conceito inédito e dinâmico, com maior interação entre empresas e visitantes por meio de workshops e palestras. Entre as inovações apresentadas incluem-se motores eletrônicos verdes, combustíveis alternativos, equipamentos autônomos, eletrônica e big data com vetores de produção, eletrificação dos canteiros, treinamento de operadores à distância e com simuladores, uso de drones, cogeração de energia e substituição de caminhões por correias transportadoras e soluções similares.

A Arena de Conteúdo, outra novidade da M&T Expo, possibilita ao visitante acessar gratuitamente debates, palestras, exposições e demonstrações de produtos e serviços. A Arena de Demonstração, por sua vez, constitui uma área adequada para a apresentação de máquinas expostas na feira.

Por fim, a quarta atração aos visitantes da M&TExpo é o Summit, tradicional evento de conteúdo técnico e especializado, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). Promovida, pela primeira vez em 1995, em uma iniciativa da Sobratema, a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Com isso, a feira passa a ser organizada e promovida pela Messe Muenchen do Brasil.

VEM AÍ CENÁRIO DE CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL EM NÍVEL GLOBAL

As vendas globais de equipamentos de construção aumentaram 27% em 2017, passando para 894.000 unidades, de acordo com novos dados da empresa especializada em previsões Off-Highway Research. Este foi o melhor desempenho do mercado global desde 2012, e uma reviravolta em comparação a 2015 e 2016, quando as vendas de equipamentos em todo o mundo atingiram 702.000 unidades.

Segundo a empresa, o mercado movimentou US $ 88 bilhões no ano passado, um aumento de 25% em relação aos US $ 70,6 bilhões de 2016. Chris Sleight, diretor-gerente da Off-Highway Research disse: “A maioria dos países ao redor do mundo apresentou um aumento nas vendas de equipamentos de construção no ano passado, com o crescimento mais robusto na Ásia. Houve uma reviravolta da China enquanto o mercado indiano continuou a se fortalecer. O crescimento em outras partes do mundo foi mais contido, mas isso ainda é ainda é bem-vindo, se consideramos  os anos difíceis de 2015 e 2016. Nos próximos anos, a Off-Highway Research espera um crescimento moderado, mas sustentável da demanda por equipamentos de construção em todo o mundo, levando as vendas a mais de 1.000.000 de unidades até 2022. ”

A China enfrentou um ciclo de expansão e contração nos últimos anos, com elevações extraordinárias em 2010 e 2011, devido a planos de expansão e estímulos por parte do governo, seguidos por cinco anos de queda acentuada nas vendas de equipamentos. Segundo a empresa, o mercado chinês teve uma recuperação impressionante no ano passado devido a uma série de novos projetos de infraestrutura. A demanda por escavadeiras de esteiras na China mais do que dobrou em 2017, em comparação com os níveis de vendas em 2016.

Outro mercado notável na Ásia é a Índia, que continuou com desempenho robusto. As vendas de equipamentos de construção na Índia cresceram cerca de 10% em 2017, dando continuidade ao impulso de 36% observado em 2016 e levando a demanda por equipamentos a um novo recorde.

Todos os países da Europa Ocidental melhoraram as vendas de equipamentos de construção no ano passado. O crescimento mais robusto em termos percentuais ocorreu nos países ao Sul da Europa. No entanto, os volumes nessas áreas permanecem historicamente baixos em comparação com os níveis anteriores à crise financeira global. Os países da Europa onde os volumes são tradicionamente bons incluem a Bélgica, a Finlândia, a Suíça e, mais significativamente, a Alemanha, enquanto a demanda por equipamentos de construção tanto na Noruega quanto na Suécia ultrapassou todas as marcas em 2017.

Na América do Norte, o mercado de equipamentos de construção redescobriu seu dinamismo no ano passado, após um ano de queda nas vendas em 2016, à medida que a incerteza girava em torno do resultado da eleição presidencial. Com o fortalecimento da economia, a produção historicamente alta e a necessidade de renovar uma frota envelhecida de máquinas, as vendas de equipamentos aumentaram em 2017.

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