P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
ARTIGO
Voltar

A Inteligência Artificial começa a alicerçar a construção civil

A expectativa é que as ferramentas de IA ajudem a dinamizar e dar tração à recuperação do setor, que fechou o ano de 2023 com números abaixo do esperado

Assessoria de Imprensa

08/05/2024 12h43


Já é de conhecimento geral que a Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma ferramenta revolucionária, e seus impactos já podem ser sentidos no setor da construção civil.

E não há elemento da cadeia produtiva que deve ficar de fora dessas mudanças, do relacionamento com os clientes aos canteiros de obras, também com grandes efeitos no setor imobiliário.

A expectativa é que as ferramentas de IA ajudem a dinamizar e dar tração à recuperação do setor, que fechou o ano de 2023 com números abaixo do esperado.

A expectativa da Câmara Brasileira da Indústria e da Construção (CBIC) é que o setor cresça 2,9% em 2024, um ano eleitoral – em geral marcado por aquecimento no setor de obras públicas e infraestrutura. A aposta do governo federal nos programas Minha Casa, Minha Vida e PAC – Programa de Aceleração do Crescimento também aponta nessa direção.
Uma área que pode se beneficiar muito desses avanços é a da gestão dos pontos de venda, os chamados PDVs.

Programas de IA pod

...

Já é de conhecimento geral que a Inteligência Artificial (IA) está se tornando uma ferramenta revolucionária, e seus impactos já podem ser sentidos no setor da construção civil.

E não há elemento da cadeia produtiva que deve ficar de fora dessas mudanças, do relacionamento com os clientes aos canteiros de obras, também com grandes efeitos no setor imobiliário.

A expectativa é que as ferramentas de IA ajudem a dinamizar e dar tração à recuperação do setor, que fechou o ano de 2023 com números abaixo do esperado.

A expectativa da Câmara Brasileira da Indústria e da Construção (CBIC) é que o setor cresça 2,9% em 2024, um ano eleitoral – em geral marcado por aquecimento no setor de obras públicas e infraestrutura. A aposta do governo federal nos programas Minha Casa, Minha Vida e PAC – Programa de Aceleração do Crescimento também aponta nessa direção.
Uma área que pode se beneficiar muito desses avanços é a da gestão dos pontos de venda, os chamados PDVs.

Programas de IA podem ajudar as empresas a venderem mais e melhor os seus empreendimentos, já que conseguem analisar uma grande quantidade de dados, inclusive em tempo real. São os sistemas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

Outra das inúmeras possibilidades trazidas por essas ferramentas é trabalhar a precificação de forma dinâmica, de forma combinada com o estoque. Dessa forma, os preços podem se ajustar em tempo real, potencializando os lucros – uma feature particularmente interessante para as empresas que têm plataformas online para realizar suas vendas.

Na outra ponta do negócio, a IA também traz uma série de possibilidades para os clientes e usuários. Já pensou, por exemplo, estar fazendo compras em uma loja de material de construção, chegar no check out e ganhar um desconto surpresa para ser usado imediatamente? A automatização de tarefas complexas permite que haja esse nível de customização de serviços.

Ela também é fundamental na dinâmica do ciberespaço e das redes sociais, que hoje é o grande balcão de negócios global. As ferramentas de IA ajudam os usuários a encontrarem mais facilmente o que procuram, ou, às vezes, até mesmo o que não sabiam que estavam procurando.

Assim, com base em seus hábitos passados no ambiente digital, os algoritmos conseguem prever o que uma pessoa provavelmente gostaria de encontrar.

Um exemplo interessante das possibilidades dessas ferramentas é o seu emprego na busca por para obter melhores leads para vendas com o email marketing. É o famoso desconto para quem desistiu de um carrinho no e-commerce, que todos certamente já receberam em algum momento: análise massiva de dados, automatização de gestão de preços e relacionamento com o cliente, tudo isso em tempo real.

Portanto, não há exagero nenhum em dizer que, no que diz respeito aos caminhos abertos pelas tecnologias de IA, o céu é o limite. As marcas podem melhorar os serviços pós-venda e analisar hábitos e interesses dos consumidores com base no comportamento nas lojas — informações que as próprias empresas já têm em mãos.

Com isso, é possível gerar maior engajamento e fidelização dos clientes, o que tem um valor inestimável em meio à acirrada concorrência do setor nos dias atuais. Mais que o futuro, a IA é o presente.

*Michel Sentinelo, gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química, é especialista em Propaganda e Marketing pela ESPM

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade