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Europa constrói mais longo túnel imerso do mundo

Estrutura pré-fabricada de 18 km ligando Dinamarca e Alemanha deve ficar pronta em 2029

CNN/Weather.com

19/10/2022 15h47


Ao custo de 7 bilhões de dólares, quando estiver finalizado – em 2029 – o Fehmarnbelt Fixed Link será túnel imerso mais longo do mundo.

O túnel rodoviário e ferroviário combinado de 18 km ligará a Alemanha e a Dinamarca, a cerca de 40 metros abaixo do nível do Mar Báltico.

A obra é o maior projeto de infraestrutura em execução na Dinamarca, devendo propiciar uma significativa redução no tempo de viagem de trens e automóveis entre os dois países.

Construída entre Rødbyhavn e Puttgarden, um corredor estratégico entre a Escandinávia e a Europa Central, a obra será composta por duas autoestradas de pista dupla – separadas por uma passagem de serviço – e duas vias férreas eletrificadas.

Movida por barcos e guindastes, a estrutura de 89 seções maciças de concreto pré-fabricado será produzida em uma fábrica na costa e, depois, submergida até o ponto de instalação.

Com 73 mil toneladas, cada seção terá 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de a

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Ao custo de 7 bilhões de dólares, quando estiver finalizado – em 2029 – o Fehmarnbelt Fixed Link será túnel imerso mais longo do mundo.

O túnel rodoviário e ferroviário combinado de 18 km ligará a Alemanha e a Dinamarca, a cerca de 40 metros abaixo do nível do Mar Báltico.

A obra é o maior projeto de infraestrutura em execução na Dinamarca, devendo propiciar uma significativa redução no tempo de viagem de trens e automóveis entre os dois países.

Construída entre Rødbyhavn e Puttgarden, um corredor estratégico entre a Escandinávia e a Europa Central, a obra será composta por duas autoestradas de pista dupla – separadas por uma passagem de serviço – e duas vias férreas eletrificadas.

Movida por barcos e guindastes, a estrutura de 89 seções maciças de concreto pré-fabricado será produzida em uma fábrica na costa e, depois, submergida até o ponto de instalação.

Com 73 mil toneladas, cada seção terá 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura. Somente o posicionamento das seções levará cerca de três anos.

A construção envolve ainda o uso de 360.000 toneladas de aço e 3 milhões de metros cúbicos de concreto, sendo que 2.500 pessoas trabalharão diretamente no projeto.

“A expectativa é que a primeira linha de produção esteja pronta no final do ano ou início do ano que vem”, disse Henrik Vincentsen, CEO da Femern, empresa estatal dinamarquesa responsável pelo projeto.

“Até o início de 2024, temos que estar prontos para imergir o primeiro elemento do túnel”, ressaltou.

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