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Nova frota de vagões adquirida pela VLI já opera na Ferrovia Norte-Sul

Ao todo, 168 vagões foram adquiridos para ampliar a capacidade de escoamento de grãos pelo Arco Norte

Assessoria de Imprensa

16/04/2024 07h56 | Atualizada em 17/04/2024 13h42


A VLI já conta com o reforço de 168 novos vagões graneleiros no transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul (FNS).

Os vagões foram adquiridos no ano passado junto à fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), em um negócio com investimento de R$ 200 milhões, que envolve ainda três locomotivas para operação na região.

Segundo a empresa, os vagões Hopper HTT apresentam três diferenciais importantes, como redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil.

Outro destaque é o sistema descarga rápida e o revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão.

Além disso, as unidades novas possuem o sistema do truque Motion Control, de alto desempenho e com redução do desgaste de componentes, gerando menor consumo de combustível e mais segurança, diz a VLI.

“A nova frota de vagões proporcionará o aumento da nossa capacidade de transporte e de atendimento aos produtores da região, ao mesmo passo em que seguimos com o foco constante em

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A VLI já conta com o reforço de 168 novos vagões graneleiros no transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul (FNS).

Os vagões foram adquiridos no ano passado junto à fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), em um negócio com investimento de R$ 200 milhões, que envolve ainda três locomotivas para operação na região.

Segundo a empresa, os vagões Hopper HTT apresentam três diferenciais importantes, como redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil.

Outro destaque é o sistema descarga rápida e o revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão.

Além disso, as unidades novas possuem o sistema do truque Motion Control, de alto desempenho e com redução do desgaste de componentes, gerando menor consumo de combustível e mais segurança, diz a VLI.

“A nova frota de vagões proporcionará o aumento da nossa capacidade de transporte e de atendimento aos produtores da região, ao mesmo passo em que seguimos com o foco constante em planejamento e excelência operacional, com o objetivo de somar ainda mais eficiência ao negócio dos nossos clientes”, afirma Alisson Ruas, gerente geral de Operações do Corredor Norte da VLI.

O Corredor Norte percorre os estados do Tocantins e do Maranhão pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a companhia opera por direito de passagem para chegar ao sistema portuário de São Luís.

O corredor conta, ainda, com três terminais integradores, instalados em Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e em Porto Franco, no Maranhão.

O aumento da capacidade de transporte também acompanha o crescimento dos volumes movimentados pela VLI ano a ano no Corredor Norte.

Em 2023, a companhia movimentou o volume recorde de 14,5 bilhões de TKU (toneladas por km útil) no trecho, contra 14,1 bilhões em 2022, recorde anterior.

No último ano, a companhia também registrou seu melhor resultado no Terminal Portuário de São Luís, com 5,6 milhões de toneladas elevadas, contra 5,4 milhões em 2022.

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