O Estado de S.Paulo
10/06/2021 11h00 | Atualizada em 10/06/2021 13h57
A aguardada aprovação, pelo Congresso, de um novo regime de operação de ferrovias no Brasil tem potencial para destravar projetos e deslanchar ao menos R$ 25 bilhões em investimentos.
O projeto de lei está em discussão no Senado desde 2018. A previsão é que seja aprovado nos próximos meses e siga para análise da Câmara.
A proposta é uma das prioridades do Executivo no Senado. O texto permite que ferrovias sejam construídas do zero sem um processo concorrencial, mas por meio do regime de autorização.
Hoje, a operação do modal por empresas precisa passar por uma licitação, que resulta na concessão. Esse formato continuará existindo, mas a escolha do regime vai depender do modelo de negócio.
“O custo do transporte ferroviário é a metade do rodoviário. E há muito que pode ser resolvido a partir dessa proposta”, diz Paulo Salvador, diretor executivo da Grão Pará Multimodal (GPM).
...A aguardada aprovação, pelo Congresso, de um novo regime de operação de ferrovias no Brasil tem potencial para destravar projetos e deslanchar ao menos R$ 25 bilhões em investimentos.
O projeto de lei está em discussão no Senado desde 2018. A previsão é que seja aprovado nos próximos meses e siga para análise da Câmara.
A proposta é uma das prioridades do Executivo no Senado. O texto permite que ferrovias sejam construídas do zero sem um processo concorrencial, mas por meio do regime de autorização.
Hoje, a operação do modal por empresas precisa passar por uma licitação, que resulta na concessão. Esse formato continuará existindo, mas a escolha do regime vai depender do modelo de negócio.
“O custo do transporte ferroviário é a metade do rodoviário. E há muito que pode ser resolvido a partir dessa proposta”, diz Paulo Salvador, diretor executivo da Grão Pará Multimodal (GPM).
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