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Projeto de túnel gera polêmica em Londres

Com a primeira fase terminada, a construção do túnel Silvertown está atrasada devido a controvérsias orçamentárias e ambientais

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28/02/2023 11h26 | Atualizada em 01/03/2023 14h06


A Riverlinx – empresa que está construindo e vai operar o controverso túnel rodoviário em nome da agência pública TfL (Transport for London) – anunciou que a primeira fase de perfuração foi finalizada no dia 15 de fevereiro, quase seis meses após o início da construção.

No momento, a tuneladora Jill está em uma câmara próxima à rota Millennium Way, na região de Greenwich. No local, a máquina será desmontada, girada e remontada para realizar a segunda seção no sentido norte.

No início da obra, a TfL previu que o túnel seria aberto no início de 2025. Depois, a conclusão foi adiada para o mês de abril e, agora, para junho de 2025, de acordo com documentos publicados nesta semana.

Como justificativa, a TfL aponta fatores como “falta de mão-de-obra qualificada e problemas no fornecimento de materiais de construção”.

Mas também há questões sobre o orçamento para a construção, que atualmente está £ 13 milhões acima da projeção inicial de £ 173 milh&ot

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A Riverlinx – empresa que está construindo e vai operar o controverso túnel rodoviário em nome da agência pública TfL (Transport for London) – anunciou que a primeira fase de perfuração foi finalizada no dia 15 de fevereiro, quase seis meses após o início da construção.

No momento, a tuneladora Jill está em uma câmara próxima à rota Millennium Way, na região de Greenwich. No local, a máquina será desmontada, girada e remontada para realizar a segunda seção no sentido norte.

No início da obra, a TfL previu que o túnel seria aberto no início de 2025. Depois, a conclusão foi adiada para o mês de abril e, agora, para junho de 2025, de acordo com documentos publicados nesta semana.

Como justificativa, a TfL aponta fatores como “falta de mão-de-obra qualificada e problemas no fornecimento de materiais de construção”.

Mas também há questões sobre o orçamento para a construção, que atualmente está £ 13 milhões acima da projeção inicial de £ 173 milhões, o que é atribuído à inflação.

A maior parte dos custos totais de mais de £ 2 bilhões do túnel será coberta pela Riverlinx, investimento cujo retorno se dará via pedágios nos túneis de Silvertown e de Blackwall.

A nova via prevê pista para veículos pesados e ônibus, mas não permitirá o uso por bicicletas ou pedestres. No entanto, o projeto rodoviário tem levantado outras polêmicas no país europeu.

Os críticos afirmam que a obra aumentará o congestionamento e a poluição, além de ser incompatível com os compromissos climáticos, chegando a solicitar a interrupção dos trabalhos ao prefeito de Londres, Sadiq Khan.

Tanto o líder do Conselho de Greenwich, Anthony Okereke, quanto sua homóloga em Newham, Rohksana Fiaz, criticaram o projeto, tachando a iniciativa de “loucura”.

A despeito da controvérsia, o prefeito ressaltou que o túnel é necessário para combater as persistentes filas ao norte do túnel Blackwall, que já tem 126 anos. A TfL acentua que o túnel é “focado no transporte público”, embora apenas duas rotas de ônibus estejam definidas para utilizar a rota.


Segundo os críticos, o túnel canalizará o tráfego e provocará filas na região de Greenwich

Enquanto isso, a Riverlinx diz que os trabalhos na segunda seção estarão concluídos até o final do verão europeu. Segundo Helen Wright, diretora do projeto Silvertown Tunnel, a conclusão do primeiro trecho representa um marco.

“Estamos empenhados em trabalhar duro para garantir que o projeto seja entregue com o mínimo impacto para quem vive, trabalha e circula na área, com um amplo monitoramento para garantir que continue assim após a construção”, afirmou Wright.

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