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Peri entrega 10.000 t de fôrmas especiais para o túnel Fehmarnbelt

Empresa forneceu material para 79 elementos-padrão de túnel, cada um com 217 m de comprimento e 73.000 t de peso

Assessoria de Imprensa

06/07/2023 09h01 | Atualizada em 06/07/2023 09h15


A Peri desenvolveu um conceito de fôrma para produção dos elementos-padrão do túnel Fehmarnbelt, que em breve será o túnel imerso mais longo do mundo, com 18 km de extensão.

Produzido na Polônia, Itália e Alemanha, o material fornecido pela Peri – formado por componentes especiais de aço para aplicação como fôrmas – está sendo utilizado na produção de 79 elementos-padrão de túnel, cada um deles com 217 m de comprimento e 73.000 t de peso.

O planejamento e a execução da entrega do material envolveu um total de 12 navios e mais de 250 caminhões, totalizando um volume de mais de 10.000 t.

Para tornar os requisitos do cliente em realidade, os engenheiros decidiram por um método de lançamento com nove seções de concretagem de aproximadamente 24 m de comprimento.

A solução desenvolvida forma a base para a concretagem, reduzindo o risco de penetração de água durante a operação do túnel.

A montagem e imersão dos elementos são feitas tanto em terra quanto no mar. Após o pro

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A Peri desenvolveu um conceito de fôrma para produção dos elementos-padrão do túnel Fehmarnbelt, que em breve será o túnel imerso mais longo do mundo, com 18 km de extensão.

Produzido na Polônia, Itália e Alemanha, o material fornecido pela Peri – formado por componentes especiais de aço para aplicação como fôrmas – está sendo utilizado na produção de 79 elementos-padrão de túnel, cada um deles com 217 m de comprimento e 73.000 t de peso.

O planejamento e a execução da entrega do material envolveu um total de 12 navios e mais de 250 caminhões, totalizando um volume de mais de 10.000 t.

Para tornar os requisitos do cliente em realidade, os engenheiros decidiram por um método de lançamento com nove seções de concretagem de aproximadamente 24 m de comprimento.

A solução desenvolvida forma a base para a concretagem, reduzindo o risco de penetração de água durante a operação do túnel.

A montagem e imersão dos elementos são feitas tanto em terra quanto no mar. Após o processo de concretagem, os elementos são equipados com anteparos em ambas as extremidades e vedados hermeticamente.

A bacia que contém os elementos é então inundada com água. Graças à vedação estanque, os elementos flutuam e podem ser transportados para o local de instalação no Fehmarnbelt, onde são imersos na vala do túnel e conectados.

Segundo a empresa, a solução de engenharia se destaca “em termos de desempenho e produtividade, bem como pela conformidade aos mais altos padrões de segurança”.

Após a conclusão, prevista para 2029, o túnel Fehmarnbelt conectará a Dinamarca e a Alemanha para tráfego rodoviário e ferroviário.

Com largura de 45 m, o túnel imerso consiste em um total de cinco tubos, dois dos quais compostos por duas pistas para veículos motorizados, dois com pista única para tráfego ferroviário e um para serviços.

Com a redução do tempo de viagem para apenas sete minutos de trem e dez minutos de carro, o projeto de construção trará uma importante contribuição para o transporte entre a Escandinávia e a Europa Central.

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