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FERROVIÁRIO
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Webinar aborda fadiga no contato roda-trilho

Evento online conta com a participação do Prof. Hüseyin Sehitoglu, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC)

Assessoria de Imprensa

08/10/2020 11h00 | Atualizada em 08/10/2020 12h48


No dia 16 de outubro, às 10h, será realizado o segundo webinar promovido pelo Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF), evento anual que une a academia e a indústria para discutir as principais pesquisas desenvolvidas no setor.

Com o tema “Fadiga termomecânica de rodas e trilhos ferroviários e recentes avanços na modelagem da fatiga”, o encontro online traz uma prévia das reflexões que o público poderá encontrar na quarta edição do SEF, marcada para acontecer de 19 a 20 de maio de 2021.

A fadiga termomecânica é o campo de estudos que analisa simultaneamente os efeitos de carregamentos térmicos e estruturais (tensões/deformações) aplicados em componentes mecânicos.

Essa análise leva em conta não somente os valores máximos, mas o momento em que ocorrem, bem como a defasagem entre os carregamentos. Assim, é de fundamental importância para evitar falhas em componentes nos quais alta temperatura e elevada carga atuam em conjunto, como em rodas ferroviárias.

O tema central do Webinar será conduzido pelo Prof. Hüseyin Sehitoglu, do Departa

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No dia 16 de outubro, às 10h, será realizado o segundo webinar promovido pelo Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF), evento anual que une a academia e a indústria para discutir as principais pesquisas desenvolvidas no setor.

Com o tema “Fadiga termomecânica de rodas e trilhos ferroviários e recentes avanços na modelagem da fatiga”, o encontro online traz uma prévia das reflexões que o público poderá encontrar na quarta edição do SEF, marcada para acontecer de 19 a 20 de maio de 2021.

A fadiga termomecânica é o campo de estudos que analisa simultaneamente os efeitos de carregamentos térmicos e estruturais (tensões/deformações) aplicados em componentes mecânicos.

Essa análise leva em conta não somente os valores máximos, mas o momento em que ocorrem, bem como a defasagem entre os carregamentos. Assim, é de fundamental importância para evitar falhas em componentes nos quais alta temperatura e elevada carga atuam em conjunto, como em rodas ferroviárias.

O tema central do Webinar será conduzido pelo Prof. Hüseyin Sehitoglu, do Departamento de Engenharia e Ciências Mecânicas da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). Reconhecido como uma das principais autoridades na pesquisa sobre o assunto, o acadêmico lidera o Programa de Controle de Fratura (FCP) e o Laboratório de Materiais de Alta Temperatura (HTML) da UIUC, onde desenvolve projetos ligados à mecânica da fratura e materiais de alta entropia, incluindo ligas com memória de forma.

Gratuitas, as inscrições podem ser feitas no site.

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