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Pedágios Free Flow começam a ser instalados nas estradas gaúchas

No último dia 10, foi realizada vistoria para verificar as obras dos pórticos e a instalação do sistema free flow nas rodovias do Bloco 3 de concessões do Rio Grande do Sul, na Serra e no Vale do Caí

Estradas.com.br

14/11/2023 12h36 | Atualizada em 14/11/2023 12h57


No último dia 10 de novembro, foi realizada vistoria para verificar as obras dos pórticos e a instalação do sistema free flow nas rodovias do Bloco 3 de concessões do Rio Grande do Sul, na Serra e no Vale do Caí.

De acordo com a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), pasta que coordena o plano estadual de concessões, essas as primeiras estradas estaduais concedidas no Rio Grande do Sul a contar com a nova tecnologia.

O sistema de cobrança por pórtico já é utilizado em algumas estradas no Estado de São Paulo, conhecido como ‘Ponto-a-Ponto’, e, mais recentemente, na Rio-Santos (BR-101).

Segundo técnicos da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), pasta que coordena o plano estadual de concessões, a vistoria ocorreu no Km 108,2 da ERS-122, entre Flores da Cunha (RS) e Antônio Prado (RS), onde o primeiro ponto de cobrança de pedágio em fluxo livre entrará em funcionamento a partir de dezembro.

Ao todo, serão seis pórticos instalados, em locais próximos das praças de pedágio existentes ou previstas no projeto da concessão. Os outros cinco p&

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No último dia 10 de novembro, foi realizada vistoria para verificar as obras dos pórticos e a instalação do sistema free flow nas rodovias do Bloco 3 de concessões do Rio Grande do Sul, na Serra e no Vale do Caí.

De acordo com a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), pasta que coordena o plano estadual de concessões, essas as primeiras estradas estaduais concedidas no Rio Grande do Sul a contar com a nova tecnologia.

O sistema de cobrança por pórtico já é utilizado em algumas estradas no Estado de São Paulo, conhecido como ‘Ponto-a-Ponto’, e, mais recentemente, na Rio-Santos (BR-101).

Segundo técnicos da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), pasta que coordena o plano estadual de concessões, a vistoria ocorreu no Km 108,2 da ERS-122, entre Flores da Cunha (RS) e Antônio Prado (RS), onde o primeiro ponto de cobrança de pedágio em fluxo livre entrará em funcionamento a partir de dezembro.

Ao todo, serão seis pórticos instalados, em locais próximos das praças de pedágio existentes ou previstas no projeto da concessão. Os outros cinco pórticos têm previsão de entrar em funcionamento a partir de fevereiro do ano que vem.

“Estamos acompanhando as obras e os testes. Tudo está seguindo o cronograma que anunciamos. Todas as estradas concedidas no futuro vão contar com esse sistema. O trabalho que estamos fazendo hoje no Rio Grande do Sul é muito inovador e trará muitos benefícios aos usuários. O próximo passo é ampliar a instalação de pórticos para reduzir o valor das tarifas em cada ponto e tornar a tarifa mais justa. Ou seja, o pagamento será proporcional à utilização da rodovia”, disse o titular da Separ, Pedro Capeluppi.

A instalação está sendo efetuada pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que administra o Bloco 3, composto por trechos da ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446, RSC-453 e BR-470. Com o novo sistema, as estradas do bloco não terão mais praças de pedágio. No lugar delas, estão sendo instalados os pórticos de cobrança com livre passagem.

Outro ponto vistoriado pela Separ, e que está com obras adiantadas, foi na ERS-446, em Carlos Barbosa.

Como vai funcionar – Os pórticos identificam os veículos no sistema, com dados como placa e eixos rodantes e suspensos, entre outros. O condutor terá várias alternativas para fazer o pagamento da tarifa para a concessionária, desde o meio físico (totens em bases operacionais ao longo das rodovias e locais conveniados) até o digital (aplicativo e site, entre outros). O período para pagamento é de até 15 dias depois que passar pelos equipamentos.

O número da placa e o dia em que o condutor circulou na estrada são as principais informações para efetuar o pagamento. Os descontos aos usuários frequentes serão mantidos e incentivados.

Para os veículos que possuírem tag (adesivo no para-brisas), o pagamento será automático e o usuário não precisará efetuar qualquer ação e ainda contará com o desconto de 5% para todas as categorias de veículos e o Desconto de Usuário Frequente para as categorias elegíveis.

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