FECHAR
FECHAR
08 de novembro de 2018
Voltar

Tecnologia

Mohawk adquire Eliane Revestimentos

A gigante mundial e nacional unem forças e trazem investimentos para a indústria brasileira
Fonte: Assessoria de Imprensa

Uma das líderes do mercado nacional, a Eliane Revestimentos une sua expertise de quase 60 anos no setor de revestimentos cerâmicos brasileiros à capilaridade global da Mohawk Industries, Inc. em uma transação que envolveu a venda de 100% das ações da indústria catarinense para o grupo norte-americano. Diferentes fatores foram determinantes para a negociação, sendo as principais a expansão do market share mundial, a capacidade de investimento e a perenidade da marca Eliane no mercado local e global.

Com a concretização do negócio, a empresa brasileira acelera seu planejamento estratégico de crescimento e investimentos, o que a médio e longo prazo significa um aumento no número de empregos e na capacidade produtiva das seis plantas industriais localizadas em Santa Catarina (Cocal do Sul e Criciúma) e Bahia (Camaçari), além do fortalecimento do centro de distribuição em Dallas, EUA.

"A Mohawk Industries possui extenso know-how no mercado cerâmico. Este investimento vem para ampliar a capacidade de implementação dos planos de crescimento da Eliane e a incorporação de novas tecnologias, mantendo o compromisso de apresentar produtos únicos em relação à qualidade, inovação e soluções completas. A empresa terá uma oportunidade única de poder fazer um intercâmbio de tecnologia, melhores práticas nas mais variadas áreas com as mais renomadas empresas do setor cerâmico mundial sob a tutela da matriz Mohawk. Além disso, esta expansão favorece à perenização da marca Eliane Revestimentos para que ela continue liderando o setor por muitos mais anos, agora associada à força da maior fabricante de cerâmica do mundo. A história da Eliane não termina aqui, ela começa agora um novo ciclo", explica Edson Gaidzinski, Jr, diretor presidente da Eliane Revestimentos.

Gaidzinski reitera que as políticas adotadas pela norte-americana vêm ao encontro dos valores estratégicos da Eliane: ética, disciplina, inovação, simplicidade e crescimento sustentável. E, graças a esta harmonia empresarial, a empresa irá manter as práticas comerciais e a estrutura de marcas, assim como a missão e visão que sempre nortearam a conduta da indústria ao longo de seus 58 anos de existência. Toda a equipe gestora da Eliane também permanecerá inalterada.

A força global da Mohawk e Eliane

Presente em mais de 170 países – com unidades fabris em 19 deles –, a Mohawk também atua nos segmentos de vinílicos e carpetes, contando com aquisição de 42 empresas desde 1992, mais de 25 mil clientes e 39 mil funcionários no mundo. Somente em 2017, o conglomerado somou cerca de U$9,5 bilhões em vendas – sendo U$1,9 bilhões EBTIDA – em operações na Austrália, Europa, Malásia, México, Nova Zelândia, Rússia e EUA. Ao alinhar sua estratégia à Eliane, a Mohawk passa a ganhar grande visibilidade e força no Brasil, mercado no qual não atuava até então.

Produção editorial: Revista Grandes Construções – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral